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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69592
A HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO COM O PACIENTE NO PROCESSO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Alternative title
The skill of communicating with the patient in the pharmaceutical care processAffilliation
Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo discute a importância da comunicação na relação farmacêutico e paciente no processo de Atenção Farmacêutica, no âmbito de atuação desse profissional em farmácias comerciais e privativas da rede pública e privada. O artigo identifica os fatores que interferem no processo de comunicação e discute a importância da atitude dos profissionais da saúde como aliados na valorização da comunicação com o paciente, favorecendo a terapêutica a ser empregada. O objetivo é discutir a importância da comunicação na relação farmacêutico e paciente como um recurso pedagógico profissional, no desenvolvimento do processo de Atenção Farmacêutica. A relação entre ambos é constituída por um processo de aprendizagem, sendo o farmacêutico um facilitador da aprendizagem com seu paciente. Sua função é informar corretamente sobre o uso do medicamento; ensinar não apenas transmitindo as informações, mas criando as condições para que o paciente as adquira de forma proveitosa e efetiva, organizando estratégias para o aprendizado da terapia prescrita.
Abstract
The article discusses the importance communications have in the pharmacist/patient relationship in the Pharmaceutical Care process, in the ambit
of this professional’s performance in commercial and
private pharmacies in both public and private systems. The article identifies factors that interfere with
the communication process and discusses the importance of the health professionals’ attitudes as allies in
valuing communications with the patient, which, in
turn, favors the therapeutics to be used. The goal is to
discuss the importance of communications in the
pharmacist/patient relationship as a professional pedagogic resource to develop a Pharmaceutical Care
process. The relationship is formed by a learning
process in which the pharmacist is a learning facilitator for his or her patient. His or her function is to provide proper information on medication use; to teach
by not only conveying the information, rather by creating conditions for the patient to receive such information in a useful, effective manner, organizing
strategies to learn the prescribed therapy.
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