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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69641
SIAFI, DCTFWEB, RPAS E BANCO DE DADOS PARA EFD-REINF
Athayde, Carlos Henrique | Date Issued:
2022
Director
Screenwriter
Abstract in Portuguese
O eSocial e a EFD-Reinf são dois sistemas criados pelo governo brasileiro com o objetivo de unificar o envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias das empresas. O eSocial é um sistema que reúne informações relativas aos trabalhadores, tais como vínculo empregatício, remuneração, férias, licenças, afastamentos, entre outros. Já a EFD-Reinf é um módulo do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que tem como objetivo simplificar a entrega de informações fiscais e tributárias, como retenções de impostos, pagamentos e recebimentos de serviços, entre outras. Esses sistemas foram criados para facilitar a vida das empresas, já que antes da implementação do eSocial e da EFD-Reinf, era necessário enviar as informações para diversos órgãos governamentais, como a Receita Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Caixa Econômica Federal, o INSS, entre outros. Com a unificação das informações em um único sistema, as empresas ganham em agilidade e reduzem a possibilidade de erros na hora de enviar as informações. O eSocial e a EFD-Reinf são obrigatórios para todas as empresas, independente do porte ou segmento de atuação. O não cumprimento das obrigações pode acarretar em multas e outras penalidades. Além disso, a Receita Federal pode utilizar as informações enviadas pelos sistemas para realizar cruzamento de dados e identificar possíveis irregularidades fiscais e tributárias. Para enviar as informações para o eSocial e a EFD-Reinf, as empresas precisam contar com um sistema de gestão integrado que possibilite a geração dos arquivos no formato exigido pelos sistemas. É importante também que as empresas mantenham seus cadastros atualizados e realizem uma revisão constante das informações enviadas, para evitar possíveis erros e inconsistências.
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