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ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO COM A PARTICIPAÇÃO E REFLEXÃO DE PACIENTES PORTADORES DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA COM BAIXA ADESÃO AO TRATAMENTO: UM MÉTODO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE.
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Publicações
Materiais Educativos e de Divulgação
Nagatsuka, Cleyde Bié | Fecha del documento:
2012
Autor
Director
Co-director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é uma enfermidade pandêmica. Uma série de fatores sócio-cornportarnentais e clínicos afetam o perfil de morbimortalidade da doença, como acesso as informações, aos meios de prevenção das doenças oportunistas, aos exames laboratoriais, aos antirretrovirais, à qualidade da assistência prestada e a adesão ao tratamento. Com a evolução desta doença, o grande desafio para profissionais de saúde, tem sido a procura de alternativas para melhoria da qualidade de vida dos pacientes infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV). Assim sendo elaborou um material educativo com a participação e reflexão dos pacientes portadores do HIV, através de uma ação proativa destes pacientes na construção do produto. Mediante esta realidade o presente estudo teve como proposta envolver o paciente na elaboração de um instrumento direcionado a educação em saúde que o remete a responsabilidade ao seu tratamento e o interesse pela busca de conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e motivação necessárias para a redução dos riscos e da auto- percepção das vulnerabilidades. Optamos em utilizar uma técnica da metodologia qualitativa, o Discurso do Sujeito Coletivo. Foi realizada uma sondagem preliminar com os pacientes encaminhados para a consulta de enfermagem, uma atividade desenvolvida pelo serviço de enfermagem do Centro de Clínicas do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz, sobre o interesse de participar da elaboração de um material educativo direcionado a portadores do HIV. De acordo com os preceitos éticos, os pacientes foram convidados e orientados quantos aos objetivos da pesquisa e caso concordassem em participar assinavam o Termo de Consentimento Pós- Esclarecido. Foi realizada uma entrevista sobre questões relacionadas ao nível de conhecimento sobre o HIV / Aids, principais dúvidas em relação ao diagnóstico/tratamento, opiniões e sugestões quanto ao tipo de material e o conteúdo a ser elaborado e produzido. Após a consolidação das informações coletadas foi elaborado um material impresso que atendesse e contemplasse a demanda entrevistada. Estamos confiantes de que esta estratégia alternativa poderá trazer benefícios a saúde dos pacientes infectados pelo HIV, tanto em relação ao acesso ao conhecimento quanto a melhoria da adesão ao tratamento.
Resumen en ingles
Acquired immunodeficiency syndrome (Aids) is a pandemic disease. A series of
socio-behavioural and clinical factors affect disease morbidity and mortality profile such as access to information, to the means of prevention of opportunistic infections, laboratory examinations, to antiretroviral drugs, the quality of the assistance and treatment adherence.
With the evolution of this disease, the major challenge for healthcare professionals, has been looking for alternatives to improve the quality of life of patients infected by the Human Immunodeficiency Virus (HIV). Therefore we elaborated an educational materials
with the participation and reflection of HIV patients, through a proactive action of these
patients in the construction of the product. By this fact the present study had the proposal
to involve the patient in the elaboration of an instrument directed health education that
brings the responsibility to its treatment and the interest in the pursuit of knowledge,
contributing to the development of skills and motivation needed to reduce the risks and
vulnerabilities of self-perception. We chose to use a technique of qualitative methodology,the Collective Subject Discourse. A preliminary survey was conducted with patients sent to the nursing consultation, an activity developed by nursing service from Clinical Research
Evandro Chagas Institute at Oswaldo Cruz Foundation, about the interest to participate in the development of an educational material targeted to HIV carriers. In accordance with the ethical precepts, the patients were asked how many of the objectives-oriented research and case agreed to participate signed the Post Informed Consent. We realized an interview
was conducted on issues related to the level of knowledge on HIV/Aids, major doubts
about the diagnosis/treatment, opinions and suggestions on the type of material and the
content to be developed and produced. After the consolidation of the information collected has been prepared a printed material that met and embraced the demand interviewed. We are confident that this alternative strategy can benefit the health of HIV-infected patients,both in relation about access to knowledge and the improvement of treatment adherence.
Palabras clave en portugues
Baixa Adesão ao TratamentoDeCS
Educação em SaúdeHIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Publicações
Materiais Educativos e de Divulgação
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