Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/739
OPORTUNIDADES PERDIDAS DE ATENÇÃO INTEGRAL AO ADOLESCENTE: RESULTADOS DO ESTUDO-PILOTO
Alternative title
Oportunidades perdidas de atención integral del adolescente: resultados del estudio-pilotoAffilliation
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Faculdade de Ciências Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Informação Científica e Tecnológica. Departamento de Informação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Informação Científica e Tecnológica. Departamento de Informação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Com o objetivo de estudar as oportunidades perdidas de atenção integral ao adolescente de uma amostra de usuários de serviços selecionados da Argentina, Brasil, Chile e Colombia, procedeu-se à análise dos resultados de 296 questionários do estudo-piloto realizado entre 1993 e 1994, de um instrumento desenvolvido pela Organização Panamericana de Saúde. A média de idade dos participantes foi de 15,4 anos, sendo a maioria (63,5%) do sexo feminino, 35,5% foram atendidos pela primeira vez nos serviços e para apenas 50,5% o motivo foi alguma doença. Entre outros resultados, a análise estatística por componentes principais evidenciou que o atendimento médico, embora prestado por profissionais treinados em atendimento integral, apresentou forte correlação positiva com exame físico e correlação negativa com promoção de saúde. Conclui-se que, no que tange à atenção integral, os adolescentes que participaram do estudo-piloto não receberam – ou não perceberam – a atenção preconizada. Esta comprovação indica a necessidade do uso de instrumentos como o de "Avaliação sobre Oportunidades Perdidas de Atenção Integral ao Adolescente" para o monitoramento dos objetivos dos serviços que têm como proposta a prestação deste tipo de atenção.
Share