Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7537
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
IMPACTO DA INTRODUÇÃO DE MÍDIA ELETRÔNICA NUM CURSO DE PATOLOGIA GERAL / IMPACT OF THE INTRODUCTION OF ELECTRONIC MEDIA IN A GENERAL PATHOLOGY COURSE
Autor
Afiliación
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, BA, Brasil
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, BA, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, BA, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil
Resumen en portugues
Objetivo: Avaliar modificações implementadas recentemente num curso de Patologia Geral (PG), com
vistas a incentivar a auto-instrução dos alunos por meio de recursos eletrônicos. Metodologia: Estudantes
do curso de PG da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foram solicitados a preencher um
questionário sobre modificações implementadas na disciplina, entre elas a utilização de um CD-ROM
elaborado e distribuído pela disciplina. Resultados: Foram avaliados 288 estudantes. A importância média
dada ao CD-ROM foi de 8,45 ± 1,79, numa escala de 0 a 10, sendo esta a principal fonte de estudo
utilizada por 97,2% dos estudantes para a prova prática. Os alunos que estudaram pelo CD apresentaram
menor freqüência de notas baixas – consideradas inferiores a 6,0 (39,9% x 87,5%, P = 0,010) – e
referiram conseguir identificar os processos gerais com maior freqüência (99,3% x 87,5%, P = 0,012)
em relação aos que não utilizaram este método. 95,8% dos alunos acharam que o curso melhorou sua
capacidade de reconhecer tecidos e órgãos ao microscópio. Conclusões: O CD-ROM utilizado oferece
recursos que podem facilitar o processo ensino-aprendizagem, representando uma alternativa para o
ensino integrado de PG.
Resumen en ingles
Aim: To evaluate the modifications implemented in a General Pathology (GP) course, seeking to motivate
self-instruction of the students through electronic resources. Methods: Students of the Escola Bahiana de
Medicina e Saúde Pública were requested to answer a questionnaire in order to evaluate the modifications
implemented in this discipline, specially the use of a CD-ROM elaborated and distributed in the course.
Results: 288 students participated in the study. The mean importance given to the CD-ROM was of 8.45
± 1.79, in a scale from 0 to 10. It was also the main study source for the practical evaluation, used by
97.2% of the students. The students who used the CD-ROM got low scores - considered inferior to 6.0
(39.9% x 87.5%, P = 0.010) - less frequently, and reported to be able of identifying the general pathologic
processes more frequently (99.3% x 87.5%, P = 0.012) than the students that did not use this method.
95.8% of the students thought that the course improved their capacity to recognize tissues or organs under
the microscope. Conclusions: The CD-ROM offers resources that can facilitate the teaching-learning
process, representing an alternative for the integrated teaching of GP.
Compartir