Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/789
Title: Primeira injeção de drogas e hepatite C: achados preliminares
Other Titles: The First Drug Injection and Hepatitis C: Preliminary Findings
Authors: Oliveira, Maria de Lourdes Aguiar
Bastos, Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro
Dias, Paulo Roberto Telles Pires
Oliveira, Sabrina Alberti Nóbrega de
Miguel, Juliana Custódio
Hacker, Mariana de Andrea Vilas-Boas
Yoshida, Clara Fumiko Tachibana
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Investigou-se o contexto da primeira injeção de drogas e sua possível associação com a infecção pelo vírus da hepatite C (HCV). Usuários de drogas injetáveis (UDI) – N=606 – foram recrutados em “cenas de uso” no Rio de Janeiro, Brasil. Os voluntários foram entrevistados e testados para a presença de anti-HCV. A utilização anterior, não injetável, da mesma droga injetada (basicamente cocaína) foi relatada por 92,0% dos UDI (último mês), administrada semanal/diariamente (86,2%). O primeiro injetador foi um amigo próximo (51,7%), utilizando uma seringa/agulha usada (51,5%), e as drogas foram obtidas como “presente” em 40,0% dos casos. Cerca de 68,0% dos UDI introduziram novos usuários: 88,1% iniciaram um a cinco outros indivíduos. A prevalência de anti-HCV foi menor entre injetadores que iniciaram o uso de drogas após 1980. Visando controlar a infecção pelo HCV nessa população, as estratégias voltadas à prevenção/redução de danos deveriam considerar distintos cenários e gerações de usuários, desde a primeira injeção.
Keywords: hepatite C
usuários de drogas injetáveis (UDI)
primeira injeção de drogas
injection drug use
hepatitis C
first shot
Issue Date: 2005
Publisher: Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em em Serviços / Secretaria de Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde
Citation: OLIVEIRA, M. L. A. et al. Primeira injeção de drogas e hepatite C: achados preliminares. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 14, n. 4, p. 235-237, 2005.
Description: Maria de Lourdes Aguiar Oliveira Laboratório de Referência Nacional para Hepatites Virais, Departamento de Virologia, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Instituto Oswaldo Cruz Francisco Inácio Bastos Departamento de Informação em Saúde, Centro de Informação Científica e Tecnológica, Fundação Instituto Oswaldo Cruz Paulo Roberto Telles Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro Sabrina Alberti Nóbrega de Oliveira Laboratório de Referência Nacional para Hepatites Virais, Departamento de Virologia, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Instituto Oswaldo Cruz Juliana Custódio Miguel Laboratório de Referência Nacional para Hepatites Virais, Departamento de Virologia, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Mariana Hacker Departamento de Informação em Saúde, Centro de Informação Científica e Tecnológica, Fundação Instituto Oswaldo Cruz Clara Fumiko Tachibana Yoshida Laboratório de Referência Nacional para Hepatites Virais Departamento de Virologia, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Instituto Oswaldo Cruz
ISSN: 1679-4974
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Artigos de Periódicos
ICICT - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bastos_Primeira injecao de drogas_2005.pdf96.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.