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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/826
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CHANGES IN SEXUAL BEHAVIOR FOLLOWING A SEX EDUCATION PROGRAM IN BRAZILIAN PUBLIC SCHOOLS
Titulo alternativo
Mudanças no comportamento sexual de adolescentes de escolas públicas no Brasil após um programa de educação sexualAutor
Afiliación
Associação Beneficente dos Empregados das Empresas Arcelor Brasil. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Campinas, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Campinas, SP, Brasil.
Resumen en portugues
Este artigo descreve a avaliação de possíveis mudanças
no comportamento sexual de adolescentes que participaram
de um programa de educação sexual implementado
em escolas públicas selecionadas em quatro
municípios de Minas Gerais, Brasil. O programa está
inserido no contexto dos direitos reprodutivos, discute
os riscos de práticas sexuais inseguras e enfoca os aspectos
positivos da sexualidade. Utilizou-se um desenho
quase-experimental com pré e pós-teste e grupo
controle não-equivalente. Foram incluídos 4.795 questionários
na análise dos resultados. O programa conseguiu
dobrar o uso consistente do preservativo com
parceiro casual e aumentar em 68% o uso de métodos
anticoncepcionais modernos na última relação sexual.
A intervenção não teve efeito sobre a idade da primeira
relação sexual ou na prática de atividades sexuais.
Concluindo, o programa foi eficaz em gerar mudanças
positivas no comportamento sexual de adolescentes
sem antecipar ou estimular a prática sexual.
Resumen en ingles
This paper describes an evaluation of possible
changes in sexual behavior in adolescents who
participated in a school-based sex education
program in selected public schools in four municipalities
in the state of Minas Gerais, Brazil.
The program is inserted within the context of
reproductive rights, deals with risks involved in
unsafe sexual practices and focuses on the positive
aspects of sexuality. A quasi-experimental
design with pre and post-tests and a non-equivalent
control group was used to evaluate the intervention.
A total of 4,795 questionnaires were
included in this analysis. The program succeeded
in more than doubling consistent condom use
with casual partners and in increasing the use
of modern contraceptives during last intercourse
by 68%. The intervention had no effect on age at
first intercourse or on adolescents’ engagement in
sexual activities. The sex education program was
effective in generating positive changes in the
sexual behavior of adolescents, while not stimulating
participation in sexual activities.
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