Advisor | Ramos, Marise Nogueira | |
Author | França, Marcos Poubel Araújo de | |
Access date | 2014-10-17T18:22:44Z | |
Available date | 2014-10-17T18:22:44Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | FRANÇA, Marcos Poubel Araújo de. Formação integral de trabalhadores da saúde: reflexões sobre referências teóricas e perspectivas práticas. 2014, 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2014 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8618 | |
Abstract in Portuguese | A educação politécnica em saúde integra os objetivos e métodos de formação geral e técnica, tendo o trabalho como princípio educativo. Nesse sentido, seu currículo integrado toma os eixos trabalho, ciência e cultura como base unitária desse projeto que servem como norte para a seleção e organização dos conteúdos escolares. Nesta pesquisa, de natureza teórica, buscamos identificar alguns fundamentos da concepção de formação integrada, tomando os pensamentos de Paulo Freire e de Antonio Gramsci como referência. Questionamos até que ponto as convergências, mais dos que as divergências, entre esses autores, poderiam nos permitir a pensar no encontro entre a educação politécnica e a educação permanente em saúde. Como método de análise dessas relações, procuramos identificar nos textos que abordam a proposta de formação omnilateral, politécnica e integrada e naqueles que abordam o conceito de integralidade na saúde, princípios e categorias que demonstram a relação entre tais propostas, assim como possíveis contradições entre elas. Entendemos que as sínteses do pensamento de Freire e Gramsci nos forneceram subsídios para compreendermos especificidades da perspectiva de integralidade que orienta a proposta de educação permanente em saúde, bem como possibilidades de fazê-la se encontrar com a concepção de educação politécnica, já que ambas se baseariam na proposta de formação integral dos trabalhadores, mesmo tendo, cada uma delas, a referência de um ou do outro intelectual. Podemos ver convergências e/ou superações/ampliações dialéticas que podem ser feitas mediante o confronto e o encontro de ambos. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Politécnica em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Integralidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Permanente em Saúde | pt_BR |
Title | Formação integral de trabalhadores da saúde: reflexões sobre referências teóricas e perspectivas práticas | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2013-04-25 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em
Saúde. | pt_BR |
Member of the board | Ramos, Marise Nogueira | |
Member of the board | Campello, Ana Margarida de Mello Barreto | |
Member of the board | Mattos, Ruben | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Educação Continuada | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Pessoal Técnico da Saúde | pt_BR |