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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8899
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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PROEJA: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO OMNILATERAL DAS CLASSES POPULARES?
Educação Profissional
Educação de Jovens e Adultos
Educação Integrada
PROEJA
Professional Education
Youth and Adult Education
Integrated Education
PROEJA
Educação em Saúde
Políticas Públicas
Programas Governamentais
Baldacci, Luiz Mauricio | Data do documento:
2010
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Coordenação Geral do Ensino Técnico de Nível Médio em Saúde
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar a política existente para o ensino integrado entre a educação profissional e o ensino médio na modalidade da educação de jovens e adultos (PROEJA), visando avaliar se esta política favorece a formação omnilateral das classes populares. Inserida no campo das metodologias qualitativas, busca incorporar a questão do significado e da intencionalidade constitutivos dos atos, das relações e das estruturas sociais. Trabalha-se, portanto, o caráter de antagonismo, de conflito, de colaboração; de imbricamento entre conhecimento e interesse, entre condições históricas e avanço das ciências. Busca-se aprofundar a dimensão do social e as dificuldades de construção do conhecimento, sobretudo quando reconhecemos a complexidade da pesquisa no campo educacional. Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica sobre a educação de jovens e adultos; análise do documento originário da política de PROEJA; entrevistas semi-estruturadas, com o fito de apreender as intencionalidades dos atores envolvidos na formulação da referida política. O desafio se constituiu em saturar o material analisado de historicidade, delinear as categorias de análise, compreendendo-as como conceitos significantes que elucidam os aspectos relevantes das relações dos homens entre si e com a natureza. Compreendemos que o PROEJA avança no que tange às políticas públicas em educação, à medida em que, não somente destina-se à qualificação para o mercado de trabalho, mas sobretudo, compromete-se com a universalização da educação básica articulada à educação profissional e tecnológica destinada aos trabalhadores/educandos, a fim de lhes possibilitar uma formação política onde possam tornar-se dirigentes – na concepção gramsciana do termo.
Resumo em Inglês
This purpose of this study was to examine the existing policy for integrated teaching that encompasses professional and high school education in the modality of education for youth and adults (PROEJA) aiming to assess whether or not it favors the graduation omnilateral of the popular classes. Inserted in the field of qualitative methodologies, it seeks to incorporate the issue of meaning and intentionality that constitutes the acts, the relationships and the social structures. Work was done, therefore, on the aspects of antagonism, conflict, collaboration, of the overlapping of knowledge and interest, between historical conditions and the advancement of the sciences. An attempt was made to deepen the social dimension and the difficulties involved in building knowledge, particularly when acknowledging the complexity of undertaking research in the field of education. Methodologically, we reviewed the literature on the education of youth and adults; we analyzed the document that gave rise to the PROEJA policy; and we undertook semi-structured interviews seeking to understand the intentions of the players involved in formulating the mentioned policy. The challenge consisted in saturating the material that was analyzed with historicity, in outlining the categories of analysis, understanding them as significant concepts that illustrate the relevant aspects of the relations among human beings and among humans and nature. We understand that the PROEJA policy represents progress insofar as public policies in education are concerned, as it is not only intended to provide qualifications for the work market, but, above all, it is committed to universalizing basic education in coordination with professional and technological education aimed at the workers/students in order to provide them with a political education based on which they can become leaders - in the Gramscian conception of the term.
Palavras-chave
OmnilateralidadeEducação Profissional
Educação de Jovens e Adultos
Educação Integrada
PROEJA
Palavras-chave em inglês
OmnilateralProfessional Education
Youth and Adult Education
Integrated Education
PROEJA
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaEducação em Saúde
Políticas Públicas
Programas Governamentais
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