Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9769
Title: A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático
Other Titles: Dengue in science and biology text books indicated by the Didactic Book National Program
Authors: Assis, Sheila Soares de
Pimenta, Denise Nacif
Schall, Virgínia Torres
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract: A dengue constitui um grave problema de saúde pública no Brasil. As Diretrizes Nacionais de Prevenção e Controle das Epidemias de Dengue preconizam que ações de educação em saúde associadas ao tema dengue sejam contempladas, no espaço escolar, na grade curricular das disciplinas. No ensino formal, o livro didático se caracteriza como um dos principais recursos para a prática docente e disseminação de conhecimentos científicos. Assim, analisou-se a temática da dengue nos livros didáticos de ciências e biologia, indicados pelos Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2009) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2008 e 2011), respectivamente. O tema esteve presente em quarenta livros didáticos dos 114 indicados pelo PNLD (2008 e 2011) e PNLEM (2009). Verificaram-se erros conceituais, emprego de ilustrações inadequadas e descontextualização sociocultural do conteúdo. Estes fatores limitam a utilização deste instrumento colaborativo para as ações desencadeadas no ambiente escolar com vistas ao controle da dengue.
Abstract: Dengue is a serious public health problem in Brazil. The National Guidelines for Prevention and Control of Dengue Epidemics recommend the presence of health education action in schools and inclusion of the topic in the curriculum of the disciplines. In formal education, the text book is characterized as one of the main tools for teaching and dissemination of scientific knowledge. Thus, we analyzed the theme of dengue in the text books of science and biology indicated by the Didactic Book National Program (PNLD/2008 and 2011) and the Didactic Book National Program for High School (PNLEM/2009), respectively. The theme was present in the forty text books of the 106 indicated by the PNLD (2008 and 2011) and PNLEM (2009). There were conceptual errors, the use of inappropriate illustrations and sociocultural decontextualization of the content. These factors limit the use of this collaborative resource for action to be carried out in the schools with the aim to control dengue.
Keywords: Dengue
Health education
Textbook
Science education
Biology teaching
keywords: Dengue
Educação em saúde
Livro didático
Ensino de Ciências
Ensino de Biologia
Issue Date: 2013
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Citation: ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 3, p. 633-656, 2013.
DOI: 10.1590/S1516-73132013000300009
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
09.pdf214.19 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.