Browsing by Subject "Ensino de Ciências"
Now showing items 21-40 of 63
-
A Divulgação científica como ferramenta didática para a formação continuada de professores de Ciências e Biologia
| Date Issued: 2022Presenciamos um tempo que a informação é transmitida em velocidade e quantidade muito elevadas e em um tempo muito curto. A forma crítica e argumentativa presente na divulgação científica é pouco explorada como uma estratégia ... -
As doenças negligenciadas e a promoção da saúde: possibilidades e limites para a articulação entre os currículos de Ciências e o Programa Saúde na Escola (PSE)
| Date Issued: 2014No Brasil esforços têm sido empregados no sentido de conter as doenças associadas à pobreza e assegurar um cenário social mais equânime. O ensino de Ciências e o Programa Saúde na Escola (PSE) se caracterizam como contribuintes ... -
Doenças negligenciadas e o ensino de Ciências: reflexões elaboradas a partir das propostas curriculares
| Date Issued: 2014A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são acometidas pelas doenças negligenciadas (DN). Estão inclusos nesse grupo os agravos relacionados à pobreza como dengue, ... -
As Doenças Sexualmente Transmissíveis em livros didáticos de biologia: aportes para o ensino de ciências
| Date Issued: 2012Propostas de ensino que valorizem os aspectos sociais e subjetivos de variadas temáticas, antes restritas à transmissão de conteúdos, ganharam destaque nos currículos através da disciplina ciências. A educação sexual, ... -
Educação a distância como estratégia de ensino em Biociências e Saúde
| Date Issued: 2014Nos últimos anos, tem sido crescente a procura por novas e eficazes metodologias de ensino, que propiciem maior dispersão de informações e ultrapassem os limites físicos das salas de aula, permitindo assim uma maior ... -
Ensinar história e filosofia da ciência diante de tendências curriculares contemporâneas (e novíssimas?) da educação básica do Brasil.
| Date Issued: 2016Desde o século XX, em muitos países e no Brasil, diversos movimentos buscam debater e propor mudanças no ensino de ciências. De nossa perspectiva, um grande movimento reformador da educação científica no Brasil se deu em ... -
Ensino das mudanças climáticas: a questão das enchentes no bairro Jardim Botânico na cidade do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2021As enchentes são fenômenos frequentes no bairro Jardim Botânico durante o verão carioca. Como as escolas da região trabalham este tema com os alunos? Para responder a esta questão, o objetivo deste trabalho foi descrever ... -
O ensino de Ciências e a Deficiência Físico-Motora: discutindo a formação docente com enfoque na Tecnologia Assistiva
| Date Issued: 2020Deficiência Físico-Motora (DFM) é uma disfunção física e/ou motora, a qual decorre de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas que podem afetar o indivíduo, no que diz respeito à mobilidade, à coordenação motora ... -
O Ensino de Ciências e a experimentação animal: as concepções de calouros das Ciências Biológicas sobre o uso de animais em práticas didático-científicas
| Date Issued: 2010O modelo animal empregado em experimentos científicos e situações didáticas nos diferentes níveis de escolaridade vêm sendo amplamente discutido pela Bioética no que se refere à instituição do respeito à vida durante o ... -
O ensino de Ciências no contexto dos anos iniciais da escola fundamental: a formação docente e as práticas pedagógicas
| Date Issued: 2018O Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental tem sido tema de debates na agenda acadêmica. Oferecer aos alunos uma educação científica de qualidade é ponto chave para o desenvolvimento científico e tecnológico ... -
Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: ensino de Ciências e Saúde, prática curricular e livros infantojuvenis
| Date Issued: 2021A presente pesquisa tem como foco de estudo o ensino de Ciências e Saúde no Ensino Fundamental I, estabelecendo um diálogo entre a prática curricular, o conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS – que ... -
Estratégias didáticas como proposta para o ensino da genética e de seus conteúdos estruturantes
| Date Issued: 2017O ensino de genética e seus conteúdos estruturantes têm sido um desafio para o processo de ensino e aprendizagem, em particular no ensino médio. Esta tese, que se caracteriza como um estudo de caso objetivou analisar a ... -
A facilitação da aprendizagem significativa do tema “Reino Fungi” no segundo segmento do ensino fundamental
| Date Issued: 2014A aprendizagem sobre o Reino Fungi é de grande relevância para a percepção e compreensão dos fenômenos biológicos em geral e daqueles relacionados com equilíbrio ambiental em particular. Apesar da importância biológica ... -
Feiras de Ciências: uma proposta pedagógica de inserção da Educação Ambiental Crítica em uma escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro
| Date Issued: 2021A crise socioambiental é uma realidade da modernidade que desafia a escola buscar práticas pedagogicas que favoreceram a percepção que os seres humanos são natureza. Nesse sentido, a presente pesquisa investigou as ... -
Ficha de análise de obras de animês e seu potencial educacional: recurso para professores do ensino fundamental II e médio
| Date Issued: 2022O presente material se refere à Ficha de Análise de Obras, desenvolvida para o uso de professores do Ensino Fundamental II e Médio. Foi construída através do projeto de pesquisa de Mestrado Acadêmico, intitulado “ESTUDO ... -
Formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica: impacto do programa formativo de um Museu de Ciência a partir do viés critico-reflexivo
| Date Issued: 2017No presente trabalho, objetivamos avaliar um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental oferecido por um museu de ciência, localizado em uma região de grande vulnerabilidade ... -
Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios
| Date Issued: 2019A pesquisa analisou a infl uência do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) sobre a abordagem das temáticas gênero e sexualidade na prática pedagógica de 12 professores/as de Ciências do Ensino Fundamental no Estado ... -
Formação Ética e Experimentação Animal: As Concepções de Discentes e Professores sobre o Uso de Animais em Práticas Didático-Científicas
| Date Issued: 2010A formação ética realizada durante a aprendizagem de conceitos biológicos através da experimentação animal é uma preocupação do crescente debate bioético no ensino superior biomédico no que concerne a instituição do ... -
Guia do educador para o filme "Rango"
| Date Issued: 2017Rango é um filme norte americano de 2011, uma comédia feita em animação sobre um camaleão com crise de identidade que, ao se ver numa cidade do velho-oeste infestada de bandidos, transforma-se sem querer em herói e é forçado ...