Browsing by Author "Moreira, Carlos Otávio Fiúza"
Now showing items 1-20 of 31
-
Aconselhamento no âmbito dos Centros de Testagem no estado do Rio de Janeiro: uma análise das práticas e saberes na prevenção das DST/Aids
Cárdenas, Claudia Mercedes Mora | Date Issued: 2014Um dos importantes aspectos da quarta década de epidemia de Aids no Brasil refere-se à ampliação da testagem e à disponibilidade da Terapia Antirretroviral no Sistema Único de Saúde. Neste cenário ganha relevância o papel ... -
A atuação dos terapeutas ocupacionais em unidades públicas de saúde da cidade do Rio de Janeiro
Carvalho, Claudia Reinoso Araújo de | Date Issued: 2010Esta dissertação teve por objetivo analisar a atuação do terapeuta ocupacional em unidades públicas de saúde da cidade do Rio de Janeiro, bem como suas percepções e desafios enfrentados no cotidiano de trabalho. Para tal, ... -
Auto-avaliação nos programas de pós-graduação na área da saúde coletiva: características e limitações
Hortale, Virginia Alonso et al. | Date Issued: 2008O artigo objetiva discutir as características e limitações da avaliação interna ou auto-avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de Saúde Coletiva. Para tanto, realizou-se um estudo com base em ... -
Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
Moraes, Sílvia Helena Mendonça de | Date Issued: 2009Este estudo analisa os processos (modelos e práticas) de avaliação da aprendizagem na Escola Técnica do SUS- ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do estado de Mato Grosso do ... -
Avaliação da Pós-graduação: buscando consenso
Moreira, Carlos Otávio Fiúza et al. | Date Issued: 2004Este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre possíveis modificações na atual avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, com base em uma pesquisa de opinião realizada com o colegiado de doutores ... -
Avaliação da qualidade da formação: contribuição à discussão na área da Saúde Coletiva
Hortale, Virginia Alonso et al. | Date Issued: 2004Visando contribuir com a discussão da implantação e implementação de mecanismos de avaliação de qualidade da formação na área da saúde coletiva, são abordadas neste artigo as principais características de processos de ... -
Avaliação do processo de ensino-aprendizagem: um estudo em um curso para Técnico em Saúde Bucal
Machado, Cristina Maria Figueira | Date Issued: 2009Este trabalho analisa os discursos dos professores sobre as práticas de avaliação da aprendizagem no curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) com a intenção de entender se estão em ... -
Características e limites do mestrado profissional na área da Saúde: estudo com egressos da Fundação Oswaldo Cruz
Hortale, Virginia Alonso et al. | Date Issued: 2010O artigo discute os resultados de um estudo com egressos de três cursos de mestrado profissional na área de gestão de ciência e tecnologia em saúde oferecidos pela Fundação Oswaldo Cruz a seus próprios quadros. O estudo ... -
Curso introdutório em saúde da família: uma análise de sua estrutura e aplicação para profissionais do SUS no município do Rio de Janeiro
Pereira, Ana Carolina dos Santos Rangel | Date Issued: 2020Este estudo tem como objeto o Curso Introdutório em Saúde da Família (CISF) no município do Rio de Janeiro. Esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa; os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, ... -
As dores e delícias da formação médica. Um estudo de caso sobre a qualidade de vida dos estudantes de Medicinada Faculdade de Ciências Médicas da UERJ
Chazan, Ana Cláudia Santos | Date Issued: 2015Este trabalho buscou compreender a relação entre a qualidade de vida (QV) dos estudantes de medicina de uma escola pública tradicional do Rio de Janeiro e a formação médica e foi desenvolvido em duas etapas. Entendeu-se ... -
Educação escolar e resiliência: política de educação e a prática docente em meios adversos
Fajardo, Indinalva Nepomuceno et al. | Date Issued: 2010Este artigo se constitui num ensaio teórico construído a partir de uma revisão de literatura. Tem como objetivo discutir a questão da resiliência na educação escolar. Busca-se compreender o significado do termo resiliência ... -
A educação permanente em saúde como espaço de produção de saberes na Estratégia de Saúde da Família
Silva, Josinei Feijó da | Date Issued: 2015A Educação Permanente dos profissionais de saúde constitui ainda um desafio para o Sistema Único de Saúde. Embora exista uma política que norteia tal proposta,pouco se sabe efetivamente a respeito do seu potencial na ... -
Os espaços de construção do conhecimento e a avaliação no currículo integrado do Curso de Enfermagem da UNIFESO
Albuquerque, Verônica Santos et al. | Date Issued: 2010Reflexão sobre os espaços de construção do conhecimento e os processos avaliativos que surgiram na nova conformação curricular do Curso de Enfermagem do UNIFESO. Os espaços de construção do conhecimento são atividades, ... -
Estudo das percepções de estudantes da rede pública e da helmintofauna associada ao caramujo africano Achatina fulica Bowdich, 1822 (Mollusca, Gastropoda) em Barra do Piraí (RJ): subsídios para uma intervenção educativa
Pereira, Zilene Moreira | Date Issued: 2010Achatina fulica, ou caramujo africano, foi introduzido no Brasil em meados da década de 1980 para ser comercializado como “escargot”. No entanto, em virtude da baixa demanda do mercado consumidor, os criadores desativaram ... -
A formação profissional em saúde no Brasil pós-1988: aspectos das Conferências Nacionais de Saúde e das Políticas Públicas
Pereira, Ingrid D avilla Freire | Date Issued: 2013A formação dos profissionais de saúde tem sido uma agenda amplamente discutida no Brasil e no mundo. Algumas das questões que mobilizam este debate são a ênfase biomédica dos currículos, a quantidade insuficiente de ... -
Formação, práticas e trajetórias de aconselhadores de centros de testagem anti-HIV do Rio de Janeiro, Brasil
Mora, Claudia et al. | Date Issued: 2015Perante a importância do aconselhamento na testagem anti-HIV, analisamos as diretrizes institucionais, as competências privilegiadas no treinamento profissional e os saberes/práticas de aconselhadores. Trata-se de estudo ... -
A implementação do curso de especialização modular e integrado em saúde da família no estado de Mato Grosso: contribuições para o monitoramento e a avaliação no Lato Sensu
Vilas Boas, Vanessa Thaís Bonfim | Date Issued: 2009Nas últimas décadas, a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) segue sucessivas mudanças impressas por um processo normativo que regulamenta as relações sociais no sistema de saúde brasileiro. Destaca-se neste contexto, ... -
A indissociabilidade entre teoria e prática: experiências de ensino na formação de profissionais de saúde nos níveis superior e médio
Marsden, Melissa | Date Issued: 2009A presente dissertação tem como propósito geral discutir estratégias de ensino implantadas tanto na formação de profissionais de saúde de nível superior quanto de nível médio que utilizam como premissa a relação ... -
Institutional context and VCT practitioner narratives: possibilities and limitations for HIV prevention in Rio de Janeiro, Brazil
Mora, Claudia et al. | Date Issued: 2017 -
Lazer, juventude e sociabilidade em um conjunto de favelas cariocas
Peres, Fabio de Faria | Date Issued: 2009Este trabalho tem como objeto os momentos e as práticas de lazer de jovens moradores do conjunto de favelas de Manguinhos, localizado na cidade do Rio de Janeiro. São investigadas as maneiras como se configuram os ...