Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14472
LONGEVIDADE SAUDÁVEL NA MÍDIA ENTRE A MEDICALIZAÇÃO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Prevenção de Doenças
Publicações de Divulgação Científica
Promoção da Saúde
Jornalismo
Lemos, Agatha Dias | Date Issued:
2015
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem como objetivo investigar qual é a abordagem da mídia jornalística impressa brasileira quando se trata de longevidade saudável. Apesar de os veículos analisados, em parte, fazerem promoção da saúde, sua cobertura jornalística ainda não encontrou uma maneira abrangente de discutir o tema, sendo, por vezes, generalista e referendando uma hiperprevenção acrítica, segundo a medicalização da vida. Para tanto, este trabalho tomou como material empírico doze exemplares de revistas impressas (seis da revista Vida e Saúde, da editora Casa Publicadora Brasileira, e seis da revista Saúde É Vital, da editora Abril, nos períodos de 2004 e 2014). Usando pesquisa bibliográfica e o método da Análise de Conteúdo, foram criadas categorias e subcategorias, a fim de que se realizasse uma análise minuciosa de 70 textos, bem como de 150 propagandas selecionadas
Abstract
This work aims to investigate what is the approach of the Brazilian printed news
media when it comes to healthy longevity. Although the vehicles analyzed, in part, make
health promotion, their news coverage has yet to find a comprehensive
way to discuss the
issue, and sometimes general and endorsing an uncritical hiperprevenção, according to the
medicalization of life. Therefore, this work took as empirical material twelve copies of print
magazine (six of
Vida e Saúde
magazine, the publish
er
Casa Publicadora Brasileira
, and six in
the
Saúde É Vital
,
publisher Abril,
publishing the periods 2004 and 2014). Using literature
and the method of content analysis, categories and subcategories were created in order that it
conduct a thorough analysi
s of 7
0
texts and 150 selected advertisements
DeCS
LongevidadePrevenção de Doenças
Publicações de Divulgação Científica
Promoção da Saúde
Jornalismo
Share