Mostrar el registro sencillo del ítem
Autor | Mohr, Adriana | |
Autor | Schall, Virgínia Torres | |
Fecha de acceso | 2014-12-10T10:37:59Z | pt_BR |
Fecha de acceso | 2016-09-23T14:19:49Z | |
Fecha de disponibilización | 2016-09-23T14:19:49Z | |
Fecha de disponibilización | 2014-12-10T10:37:59Z | pt_BR |
Fecha de publicación | 1992 | |
Referencia | MOHR, Adriana; SCHALL, Virgínia Torres. Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambiental. Cad. Saúde Pública, v. 8, n. 2, p. 199-203, 1992 | pt_BR |
ISSN | 0102-311X | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15940 | |
Resumen en Portugués | No presente trabalho são apresentados, brevemente, alguns antecedentes históricos da educação em saúde no Brasil, desde o final do século passado até os dias atuais, e as diversas características de enfoque que tal campo possuiu ao longo do tempo. Discorre-se sobre o atual quadro do ensino de saúde nas escolas brasileiras de lo grau, salientando-se e constatando-se o despreparo dos professores nesta área de conhecimento, a falta de qualidade da maioria dos livros didáticos disponíveis, a escassez de material alternativo a ele, as condições desfavoráveis de regime de trabalho dos professores e as péssimas condições físicas que apresentam, via de regra, as escolas de 1o grau. Conclui-se apontando algumas idéias-chave para o desenvolvimento da educação em saúde, levando em conta uma abordagem ambiental ampla. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Educacao Ambiental | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Educacao | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Saude | pt_BR |
Título | Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambiental | pt_BR |
Título alternativo | Trends in health education in Brazil and relationships with environmental education | pt_BR |
Tipo del documento | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/S0102-311X1992000200012 | |
Resumen en Inglés | A brief survey of the historical development of health education in Brazilian elementary schools leads to a critical evaluation of modern practices. The authors point to deficiencies in school facilities, in the quality of the available textbooks and in the training of school teachers. Some guidelines for future action are presented and briefly discussed. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Departamento de Ciências Biológicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Departamento de Biologia. Laboratório de Educação Ambiental e em Saúde.Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Education | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Health | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Health Education | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Environmental Education | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Elementary Education | pt_BR |
DeCS | Ciências Humanas | pt_BR |