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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2350]
Metadata
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USOS E INFLUÊNCIAS DE UMA AVALIAÇÃO: TRANSLAÇÃO DE CONHECIMENTO?
Alternative title
Evaluation uses and influence: knowledge translation?Author
Affilliation
Secretaria Estadual de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS. Brasília, DF, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS. Brasília, DF, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Partindo de uma avaliação de desempenho, o artigo traz algumas reflexões conceituais que tomam como base teórica a translação do conhecimento e sua relação com os usos e influências de uma avaliação. Realizou-se estudo exploratório com análise documental, tendo como questões norteadoras a identificação de possíveis alianças e fatores que pudessem facilitar ou dificultar a translação do conhecimento. Os resultados indicaram que a teoria instrumenta a validação de construto do processo de utilização, estabelecendo base racional e lógica para abranger diferentes actantes e os interesses que os mobilizam. Algumas limitações da interface entre avaliação e a teoria do ator rede foram identificadas.
Abstract
This article, based on a performance evaluation, aims to discuss some conceptual reflections on knowledge translation theory and its relation to the uses and influences of evaluation. An exploratory study was conducted, centered on documental analysis, aiming to identify possible alliances and factors that could facilitate or hinder the translation of knowledge. The results indicated that the theory is a tool that enables the validation of utilization construct process, establishing the rational and logical basis for incorporating different actants and the interests involved. We could also identify some limitations of the interface between evaluation and the actor-network theory.
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