Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Albuquerque, Paulette Cavalcanti de | |
Autor | Brito, Juliana Santos Siebra | |
Fecha de acceso | 2018-10-16T11:29:50Z | |
Fecha de disponibilización | 2018-10-16T11:29:50Z | |
Fecha de publicación | 2010 | |
Referencia | BRITO, Juliana Santos Siebra. Educação popular em saúde com a comunidade indígena Xukuru do Ororubá - PE. 2010. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde pública) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2010. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29565 | |
Resumen en Portugués | Na cidade de Pesqueira, agreste pernambucano, num território de aproximadamente vinte e sete mil hectares, os índios Xukuru do Ororubá ocupam terras antes tomadas pelos fazendeiros, que também usaram o trabalho do povo como forma de enriquecimento. Neste espaço, as ações do setor saúde são desenvolvidas pela Funasa, estando os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) na ponta dos trabalhos educativos em saúde. Entretanto, apesar destas atividades estarem no rol de suas atribuições, os relatos são de que há pouca efetividade, prevalecendo funções técnico-operacionais, como marcação de consultas e entrega de medicamentos. Desta forma, foi proposto um trabalho que envolvesse tanto os agentes quanto a comunidade, com o objetivo de promover discussões das práticas de promoção da saúde. Partindo dos referenciais teóricos da educação popular e da pesquisa-ação, buscou-se promover a valorização das crenças e conhecimentos deste povo e a reconstrução do contexto político que vivenciam. O desenvolvimento das ações de educação popular em saúde aconteceu através de oficinas, rodas de conversa e observação participante. Este projeto integrou nove AIS e AISAN do mesmo número de aldeias. Estimulou-se a análise e elaboração das práticas de educação popular em saúde pelos AIS e AISAN a partir da constituição de grupos de usuários pelo ciclo da vida (adolescentes e jovens). No curso das atividades, oficinas de formação de grupos, cidadania, reciclagem e alimentação saudável contribuíram para uma maior incorporação de adolescentes e jovens indígenas. As dificuldades para o desenvolvimento das ações educativas pelos AIS/AISAN aconteceram antes, durante e depois do curso desta pesquisa. Além disto, houve limitações na operacionalização da metodologia proposta, pela conjuntura social e a organização espacial das aldeias. Um ponto positivo foi o reconhecimento por parte das lideranças da necessidade de formação política dos AIS e AISAN | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Educação em saúde | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Atenção primária. | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Saúde de povos indígenas | pt_BR |
Título | Educação popular em saúde com a comunidade indígena Xukuru do Ororubá - PE | pt_BR |
Título alternativo | Education in popular health with a indigenous community Xukuru of Ororubá - PE | pt_BR |
Tipo del documento | TCC | pt_BR |
Fecha de la defesa | 2010 | |
Departamiento | Departamento de Saúde Coletiva | pt_BR |
Instituición de defensa | Instituto Aggeu Magalhães | pt_BR |
Local de defensa | Recife/PE | pt_BR |
Programa | Programa Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil. | pt_BR |
Miembros de la junta | Albuquerque, Paulette Cavalcanti de | |
Miembros de la junta | Silva, Edson Hely | |
DeCS | Educação em saúde | pt_BR |
DeCS | Atenção primária à saúde | pt_BR |
DeCS | Saúde indígena | pt_BR |