Author | Silva, Letícia Batista da | pt_BR |
Author | Moratori, Raquel Barbosa | pt_BR |
Author | Ferreira, Simone Cristina da Costa | pt_BR |
Access date | 2019-12-17T11:59:58Z | |
Available date | 2019-12-17T11:59:58Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | SILVA, Letícia Batista da; MORATORI, Raquel Barbosa; FERREIRA, Simone Cristina da Costa. Uma experiência de estágio em curso técnico em saúde: notas para discussão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. | pt_BR |
ISBN | 978-85-85740-10-8 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38222 | |
Abstract in Portuguese | Período de realização: 2017. Trata-se de estágio supervisionado em curso de nível técnico em saúde, a prática em serviço permite ao aluno interagir com o mundo do trabalho. Relatar uma experiência de estágio supervisionado de Curso Técnico de Nível Médio de Gerência em Saúde a partir de uma proposta político pedagógica de formação histórico crítica. O estágio como práxis de integração entre o mundo do trabalho e a formação profissional visando à transformação social. A avaliação do estágio é realizada mediante o desempenho/aproveitamento no campo, associado a um trabalho de conclusão que serve de base para aferir/discutir acerca do aprendizado adquirido. O estagiário se desenvolve em diversos espaços de atenção à saúde no SUS (secretarias de saúde, unidades ambulatoriais, hospitais de pequeno, médio e grande porte) e deve realizar atividades que favoreçam a análise crítica do meio e das condições de trabalho e o enriquecimento de sua formação profissional. A partir da vivência na supervisão observar-se que o estágio cumpre o papel de desenvolver uma visão crítica e problematizadora acercados diferentes processos de trabalho presentes nas organizações, assim como também é essencial para o desenvolvimento da capacidade criativa e propositiva do estagiário. É também crucial apontar que o estágio traz à tona as contradições postas no SUS, principalmente no que se refere à hierarquização do conhecimento e práticas, assim como a precarização do SUS. Como potencialidade, a experiência do estágio, estimulada pedagogicamente pelas discussões sobre autonomia do trabalho, possibilita novas análises e a incorporação de novos conhecimentos e habilidades por parte dos estagiários e dos supervisores. Um dos desafios é lidar com a hierarquização do conhecimento e das práticas que já estão posta nos serviços. Busca-se que o estagiário seja capaz de integrar e interagir, como sujeito operante no espaço administrativo dos serviços de saúde. No Curso de Educação Profissional de Gerência em Saúde o estágio se traduz na prática das habilidades adquiridas durante as atividades teóricas. Ele permite ao aluno interagir com o mundo do trabalho, exercitando de forma supervisionada atividades que se concentram na área meio das organizações de saúde, bem como alguns setores da área fim que apresentem processos de trabalho que possa ser operado por este profissional. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | ABRASCO | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estágio supervisionado | pt_BR |
Subject in Portuguese | Curso Técnico de Nível Médio em Gerência em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação profissional | pt_BR |
Title | Uma experiência de estágio em curso técnico em saúde: notas para discussão | pt_BR |
Type | Papers presented at events | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Event date | 2018 | |
Event Location | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Event title | 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democracia | pt_BR |
Event type | Congresso | pt_BR |