Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44721
ACESSO ABERTO NO CONTEXTO DOS REPOSITÓRIOS DIGITAIS EDUCACIONAIS: O CASO DA REDE UNA-SUS
Materiais de Ensino
Acesso à Informação
Publicação de Acesso Aberto
Direitos Autorais
Fernanda de Souza Monteiro - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNA-SUS, mas não consta à informação no documento.
Author
Affilliation
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Estratégias de ensino-aprendizagem na área de saúde, fundamentais para a melhora da eficácia de todo sistema de saúde, requerem investimentos e esforço na formação e qualificação dos trabalhadores. Por esse motivo, foi criado em dezembro de 2010 o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio do Decreto nº 7.385/2010. A UNA-SUS é composta por três elementos estruturantes: uma rede de universidade que oferece cursos para qualificação dos trabalhadores de saúde (Rede UNA-SUS), um sistema de informações sobre os trabalhadores de saúde do Brasil (Plataforma Arouca), e o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). Com o intuito de estabelecer padrões mínimos de negociação de direitos autorais que viabilizem o acesso aberto a objetos de aprendizagem publicados no repositório educacional digital da UNA-SUS, o ARES, foi iniciada a implantação de uma Política de Acesso Aberto da UNA-SUS. Essa Política estabelece diretrizes para garantir o acesso, utilização e reutilização de conteúdos educacionais, respeitando os direitos morais do autor. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre os temas relacionados ao acesso aberto e direitos autorais, seguida do levantamento de necessidades da Rede UNA-SUS. A definição de instrumentos legais para assegurar o processo de gestão dos direitos autorais foi feita com o apoio de um consultor jurídico, validação por um grupo de trabalho constituído no âmbito da Rede e posterior implementação dos elementos que constituem a Política de Acesso Aberto da UNA-SUS, tais quais: termos de cessão de direitos autorais, autorizações para o uso de imagem e voz, termos de uso e licença de distribuição dos recursos educacionais publicados no repositório digital educacional. A implantação de uma Política de Acesso aberto reforça o objetivo da UNA-SUS, qual seja o de fomentar e apoiar a disseminação de meios e tecnologias de informação e comunicação que possibilitem ampliar a escala e o alcance das atividades educativas para os profissionais da saúde.
Abstract
With the purpose of establishing minimum standards of copyright negotiation that enables open access to learning objects published in the repository of educational digital UNA-SUS - Acervo de Recursos Educacionais em Saúde – ARES -, the implementation of the Open Access Policy for UNA-SUS was initiated. To do so, a bibliographical research related to open access and copyright was taken, followed by the needs assessment of UNA-SUS Network. The definition of legal instruments to ensure the process of copyright management was made, with the assistance of a legal advisor, and validated by a working group set up under the Network scope, and by the subsequent implementation of the elements that constitute the core of UNA-SUS Open Access Policy.
DeCS
Educação a DistânciaMateriais de Ensino
Acesso à Informação
Publicação de Acesso Aberto
Direitos Autorais
Publisher
BIREDIAL-ISTEC
Citation
MONTEIRO, Fernanda de Souza et al. Acesso aberto no contexto dos repositórios digitais educacionais: o caso da rede UNA-SUS. In: CONFERENCIA INTERNACIONAL BIREDIAL, 4., 2014., Anais [...]. Porto Alegre: BIREDIAL-ISTEC, 2014. p. 256-271.Notes
Trabalho apresentado na IV Conferencia Internacional Biredial - ISTEC, no tópico Acesso aberto, Preservação digital, Interoperabilidade, Visibilidade e Dados científicos, evento realizado nos dias 15 a 17 de outubro de 2014 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Fernanda de Souza Monteiro - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNA-SUS, mas não consta à informação no documento.
Share