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2050-12-05
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EVALUATION OF THE LINGUAL FRENULUM IN NEWBORNS USING TWO PROTOCOLS AND ITS ASSOCIATION WITH BREASTFEEDING
Alternative title
Avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos com dois protocolos e sua relação com o aleitamento maternoAuthor
Affilliation
Universidade Federal de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Clínica Integrada. Recife, PE, Brasil / Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Odontologia Pediátrica, Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Odontologia Pediátrica, Recife, PE, Brasil / Faculdade Pernambucana de Saúde. Educação para o Ensino na Saúde. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Odontologia Pediátrica. Recife, PE, Brasil / Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Odontologia Pediátrica. Recife, PE, Brasil / Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria, Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Odontologia Pediátrica. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Saúde da Criança e do Adolescente, Recife, PE, Brasil / Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Unidade Neonatal e Unidade Canguru. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil / Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Radiologia. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil / Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil / Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil / Harvard School of Dental Medicine. Cambridge, USA / Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Odontologia Pediátrica, Recife, PE, Brasil / Faculdade Pernambucana de Saúde. Educação para o Ensino na Saúde. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Odontologia Pediátrica. Recife, PE, Brasil / Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Odontologia Pediátrica. Recife, PE, Brasil / Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria, Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Odontologia Pediátrica. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Saúde da Criança e do Adolescente, Recife, PE, Brasil / Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Unidade Neonatal e Unidade Canguru. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil / Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Radiologia. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil / Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil / Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria. Recife, PE, Brasil / Harvard School of Dental Medicine. Cambridge, USA / Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: Caracterizar o frênulo lingual de recém-nascidos a termo, utilizando dois protocolos diferentes e verificar a relação do frênulo lingual com o aleitamento materno.
Método: A amostra não probabilística foi constituída por 449 binômios mãe/bebê. Para a avaliação anatomofuncional do frênulo, utilizou-se o protocolo de avaliação do frênulo lingual para bebês ‘‘Teste da Linguinha’’ e o Bristol Tongue Assessment Tool. A mamada foi avaliada com o protocolo proposto pelo UNICEF. Foram criados escores (bom, regular, ruim) para avalia cada aspecto da mamada a ser observada. Os resultados foram analisados através de estatísticas descritivas e inferenciais e testes de associação (Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher).
Resultados: O estudo mostrou que 14 bebês apresentaram alteração de frênulo lingual, nos quais três com dificuldade durante a sucção, necessitando de frenotomia na primeira semana de vida e 11 sem dificuldades durante a amamentação. Quanto à avaliação da mamada, 410 binômios mãe/bebê apresentaram o escore bom, 36 regular e 3 ruim. Houve associação estatisticamente significativa entre o protocolo ‘‘Teste da Linguinha’’ e amamentação (p = 0,028) e entre o protocolo Bristol Tongue Assessment Tool e amamentação (p = 0,028).
Conclusão: Alterações no frênulo lingual estão associadas a interferências na qualidade da amamentação, sendo importante a avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos.
Abstract
Objective: To characterize the lingual frenulum of full-term newborns using two different protocols and to assess the association of the lingual frenulum with breastfeeding.
Methods: This non-probabilistic sample consisted of 449 mother/baby binomials. For the anatomo-functional evaluation of the frenulum, the Neonatal Tongue Screening Test and the Bristol Tongue Assessment Tool were used for the evaluation of the lingual frenulum. Breastfeeding was evaluated using the protocol proposed by UNICEF. Scores were created (good, fair, poor) to evaluate every aspect of the breastfeeding to be observed. The results were analyzed through descriptive and inferential statistics and association tests (Pearson's chi-squared and Fisher's exact test).
Results: The study showed that 14 babies had a lingual frenulum alteration, of whom three had difficulties during suction, requiring frenotomy in the first week of life, whereas 11 had no difficulties during breastfeeding. Regarding the breastfeeding evaluation, 410mother/baby binomials had good, 36 regular, and three had bad scores. There was a statistically significant association between the tongue-tie test protocol and breastfeeding (p=0.028) and between the Bristol Tongue Assessment Tool protocol and breastfeeding (p=0.028).
Conclusion: Alterations in the lingual frenulum are associated with interferences in the quality of breastfeeding and thus, evaluation of the lingual frenulum in newborns is important.
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