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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49445
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar05 Igualdade de gênero
10 Redução das desigualdades
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Metadata
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SATISFAÇÃO DO (A) USUÁRIO (A) TRANS COM OS SERVIÇOS OFERTADOS POR UM AMBULATÓRIO DE REFERÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL
Transexualidade
Satisfação dos (as) Usuários (as)
Serviços de Saúde
Saúde LGBT
Transgender People
Transsexuality
User Satisfaction
Health Services
LGBT Health
Consumer Behavior
Health Services Accessibility
Sexual and Gender Minorities
Health Evaluation
Right to Health
Patient Satisfaction
Cross-Sectional Studies
Epidemiology, Descriptive
Evaluation Studies as Topic
Qualitative Research
Surveys and Questionnaires
Comportamento do Consumidor
Acesso aos Serviços de Saúde
Minorias Sexuais e de Gênero
Avaliação em Saúde
Direito à Saúde
Satisfação do Paciente
Estudos Transversais
Epidemiologia Descritiva
Estudos de Avaliação como Assunto
Pesquisa Qualitativa
Inquéritos e Questionários
Mascarenhas, Antonio Bosco | Date Issued:
2021
Alternative title
Trans user satisfaction with the services offered by a reference clinic in the Federal DistrictAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: dentre os indivíduos transgêneros, alguns buscam assistência à saúde psicossexual, incluindo a realização de intervenções \2013 desde tratamentos estéticos e hormonais até cirurgias \2013 que visam afirmar fenotipicamente o gênero de identidade. Neste cenário, a avaliação da satisfação do (a) usuário (a) trans a respeito de um serviço de saúde voltado especificamente ao seu cuidado se faz necessária em virtude das necessidades específicas em saúde deste grupo populacional, bem como sua grande vulnerabilidade, com altas taxas de distúrbios psiquiátricos, de complicações clínicas de tratamentos inadequados e de mortalidade por causas externas, potencialmente relacionadas à ausência de um modelo assistencial acolhedor e efetivo. Objetivos: o objetivo principal foi avaliar a satisfação do (a) usuário (a) trans a respeito dos serviços ofertados pelo Ambulatório Trans do Distrito Federal (ATDF), voltado à assistência especializada à saúde da população de transexuais e travestis do Distrito Federal. Os objetivos pespecíficos foram: descrever a estrutura, a organização e o fluxo de atendimento do ATDF, por meio de sua modelização; identificar as demandas dos (as) usuários (as) do ATDF; e analisar os fatores facilitadores e dificultadores relacionados à satisfação destes (as). Metodologia: foi realizado um estudo transversal, exploratório e descritivo, realizado sob a perspectiva de uma avaliação participativa e inclusiva, com abordagem colaborativa, através de métodos mistos \2013 qualitativos e quantitativos. Para tanto, os principais stakeholders participaram da pesquisa, através de reuniões online e por meio de questionários eletrônicos. Resultados: o estudo demonstrou graus adequados de satisfação dos (as) usuários (as) trans para a maioria dos aspectos avaliados; avaliações negativas, quando presentes, relacionaram-se principalmente com a falta de insumos terapêuticos e dificuldade no acesso à realização de procedimentos cirúrigicos. Conclusão: embora a satisfação do (a) usuário (a) tenha sido, de uma maneira geral, elevada, o serviço não foi considerado como capaz de realizar integralmente o processo transexualizador, quando avaliado isoladamente, haja vista a diversidade e especificidade das necessidades demandadas pelo grupo em tela, motivo pelo qual devem ser considerados os diferentes desfechos possíveis e desejados quando da avaliação de sua satisfação.
Abstract
Introduction: among transgender people, some seek psychosexual health care, including operations - from aesthetic and hormonal treatments to surgeries - that aim to phenotypically affirm their gender identity. In this scenario, the assessment of trans user satisfaction regarding a health service aimed specifically at their care is necessary in the need of the specific health needs of this population group, as well as their great vulnerability, with high rates of psychiatric disorders, clinical complications from inadequate treatment and mortality from external causes, potentially related to the absence of a welcoming and effective care model. Objectives: the main objective was to evaluate the satisfaction of transgender users regarding the services offered by the reference clinic (Ambulatório Trans do Distrito Federal \2013 ATDF), dedicated to the health specialty of the population of transsexuals and transvestites in the Federal District. The specific objectives were: describe the structure, the organization and the service flow of the ATDF, through its modeling; identify the demands of ATDF users and factors the facilitating and hindering factors related to the satisfaction of these requirements. Methodology: a crosssectional, exploratory and descriptive study was carried out under the perspective of a participatory and inclusive evaluation, with a collaborative approach, through mixed methods - qualitative and quantitative. To this end, the main stakeholders participated in the survey, through online meetings and through electronic questionnaires. Results: the study of the adequate degree of satisfaction of trans users for most of the necessary aspects; negative comments, when present, were mainly related to the lack of therapeutic supplies and difficulty in accessing surgical procedures. Conclusion: although user satisfaction was, in general, high, the service was not considered capable of fully performing the transsexualizing process, when evaluated in isolation, given the diversity and specificity of the demanded needs by the screen group, which is why the different possible and desired outcomes should be considered when assessing their satisfaction.
Keywords in Portuguese
Pessoas TransgêneroTransexualidade
Satisfação dos (as) Usuários (as)
Serviços de Saúde
Saúde LGBT
Transgender People
Transsexuality
User Satisfaction
Health Services
LGBT Health
Keywords
Transgender PersonsConsumer Behavior
Health Services Accessibility
Sexual and Gender Minorities
Health Evaluation
Right to Health
Patient Satisfaction
Cross-Sectional Studies
Epidemiology, Descriptive
Evaluation Studies as Topic
Qualitative Research
Surveys and Questionnaires
DeCS
Pessoas TransgêneroComportamento do Consumidor
Acesso aos Serviços de Saúde
Minorias Sexuais e de Gênero
Avaliação em Saúde
Direito à Saúde
Satisfação do Paciente
Estudos Transversais
Epidemiologia Descritiva
Estudos de Avaliação como Assunto
Pesquisa Qualitativa
Inquéritos e Questionários
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