Advisor | Vasconcellos, Carlos Fadel de | |
Author | Faria, Renata da Silva de | |
Access date | 2021-11-08T18:18:43Z | |
Available date | 2021-11-08T18:18:43Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | FARIA, Renata da Silva de. Confluência: ensaios de uma tese compartilhada na produção de conhecimento sobre Povos e Comunidades Tradicionais, PICS e Terapia Ocupacional. 2021. 127 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49728 | |
Abstract in Portuguese | A pesquisa teve como elemento disparador de análise a diretriz que trata da importância
da integração dos conhecimentos e práticas tradicional, convencional e complementar para o
desenvolvimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no
SUS na tentativa de compreender as problemáticas e propor a construção um raciocínio a partir
da e para a formação em terapia ocupacional que contribua na transformação e incorporação
das PICS de forma compartilhada no SUS. Para responder aos objetivos da Tese, a pesquisa foi
dividida em 4 etapas: 1. Análise documental e bibliográfica da PNPIC e a relação com outras
políticas direcionadas aos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil (PTC); 2. Revisão
bibliográfica da produção científica sobre Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil e PICS;
3. Problematização da relação das PICS e Povos e Comunidades Tradicionais na formação e
atuação em Terapia Ocupacional; 4. Apontamentos sobre produção compartilhada de
conhecimentos como uma aposta metodológica e sistematizadas em 3 artigos e 3 capítulos de
livro. No Artigo 1 a análise das políticas demonstrou que apesar de o Brasil possuir a PNPIC e
valorizar os conhecimentos e práticas tradicionais de várias culturas, acaba por não valorizar os
PCT do Brasil, tampouco, suas práticas de cuidado em saúde foram incluídos na política. No
artigo 2, o que mais nos chamou a atenção no panorama da produção científica sobre os
conhecimentos e práticas de PCT do Brasil foi que a pesquisa evidenciou que a quantidade de
publicações junto a povos e comunidades tradicionais corresponde a menos de 1% das
publicações reunidas no repositório sobre PICS. Os Capítulos de livro 1 e 2 possibilitaram um
aprofundamento sobre as bases que fundamentam o trabalho, bem como, reflexões necessárias
para o desenvolvimento das PICS na terapia ocupacional. Os Capítulo 3 e Artigo 3 apontam
caminhos possíveis na construção compartilhada de conhecimento e se comprometem com a
diretriz que trata da importância da integração dos conhecimentos e práticas tradicionais,
convencionais e complementares para o desenvolvimento da PNPIC com objetivo de fomentar
a incorporação das PICS de forma compartilhada e integrativa no SUS. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Povos e Comunidades Tradicionais | pt_BR |
Subject in Portuguese | Práticas Integrativas e Complementares em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Terapia Ocupacional | pt_BR |
Subject in Portuguese | Metodologia e Produção Compartilhada de Conhecimento | pt_BR |
Title | Confluência: ensaios de uma tese compartilhada na produção de conhecimento sobre Povos e Comunidades Tradicionais, PICS e Terapia Ocupacional | pt_BR |
Alternative title | Confluence: essays from a shared thesis in the production of knowledge about Traditional Peoples and Communities, PICS and Occupational Therapy | |
Type | Thesis | pt_BR |
Defense date | 2021-08-30 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Costa, Samira Lima da | |
Abstract | The research had as a trigger for the analysis the guideline that addresses the importance
of integrating traditional, conventional and complementary knowledge and practices for the
development of the Brazilian National Policy for Integrative and Complementary Practices
(PNPIC) in the SUS in an attempt to understand the problems and propose the development of
a reasoning from and for the Occupational Therapy academic training, that contributes to the
transformation and incorporation of PICS in a shared way in the SUS. To respond to the
objectives of the Thesis, the research was divided into 4 stages: 1. Documentary and
bibliographic analysis of the PNPIC and the relationship with other policies aimed at
Traditional People and Communities (TCP) in Brazil; 2. Bibliographic review of scientific
production on Traditional People and Communities in Brazil and PICS; 3. Problematization of
the relationship between PICS and Traditional People and Communities in the academic
training and performance of Occupational Therapy; 4. Notes on shared production of
knowledge as a methodological strategy and systematized in 3 articles and 3 book chapters. In
Article 1, the policy analysis showed that although Brazil has the PNPIC and values the
traditional knowledge and practices of various cultures, it ends up not valuing theTCP of Brazil,
nor their health care practices were included in the policy. In article 2, what most called our
attention in the panorama of scientific production on PCT knowledge and practices in Brazil
was that the research showed that the amount of publications with traditional peoples and
communities corresponds to less than 1% of the publications collected in the repository about
PICS. Book Chapters 1 and 2 enabled a deepening of the bases that underlie the occupation, as
well as necessary reflections for the development of PICS in occupational therapy. Chapter 3
and Article 3 point out possible paths in the shared construction of knowledge and are
committed to the guideline that addresses the importance of integrating traditional, conventional
and complementary knowledge and practices for the development of the PNPIC in order to
foster the incorporation of the PICS in a shared and integrative way in SUS. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Traditional People and Communities | pt_BR |
Subject | Integrative and Complementary Practices in Health | pt_BR |
Subject | Occupational Therapy | pt_BR |
Subject | Methodology and Shared Knowledge Production | pt_BR |
DeCS | Terapias Complementares | pt_BR |
DeCS | Terapia Ocupacional | pt_BR |
DeCS | Política de Saúde | pt_BR |
DeCS | Conhecimento | pt_BR |
DeCS | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
DeCS | Revisão | pt_BR |