Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54459
PERCURSOS FORMATIVOS E O COMPONENTE DE ENGRENAGENS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE RADICALIZAÇÃO DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Author
Affilliation
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Núcleo de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Núcleo de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Núcleo de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Núcleo de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Núcleo de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Núcleo de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Núcleo de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Núcleo de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A formação de profissionais na perspectiva da Reforma Psiquiátrica brasileira é um dos desafios para a atenção qualificada na Rede de Atenção Psicossocial. O Projeto de Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicosso¬cial foi uma estratégia de educação permanente oferecida para a rede de atenção à saúde mental que buscou enfrentar esta questão. A estratégia teve como principais recursos de formação a troca de experiências e a ampliação das possibilidades de intervenção a partir da convivência com outras realidades de maneira horizon¬tal, por meio do aprendizado entre pares e pela colaboração. Para viabilizar essa proposta, o projeto Percursos Formativos consistiu-se de quatro dimensões/componentes complementares chamadas de: i) Intercâmbio entre Experiências, ii) Oficinas para Atualização e Integração do Trabalho em Rede, iii) Plano de Educação Permanente e iv) Engrenagens da Educação Permanente. O projeto contemplou mais de 90 municípios espa¬lhados pelas 27 unidades federativas do país e resistiu a mudanças no contexto político que atravessaram o seu tempo de execução, ao mobilizar dimensões técnicas e políticas tanto nos territórios de atuação quanto na condução institucional do projeto. Os atores do projeto passam à radicalização da proposta da Atenção Psicossocial, fortalecendo o território como construção, o fomento ao movimento social ampliado, a partici¬pação dos usuários dos serviços e a construção de estratégias coletivas para a defesa da Reforma Psiquiátrica brasileira, implicando-se na luta das forças políticas envolvidas no processo de transformação do país.
Share