Advisor | Silva, Maria Rejane Ferreira da | pt_BR |
Author | Dantas, Maria Beatriz Pragana | pt_BR |
Access date | 2015-05-27T13:34:57Z | |
Available date | 2015-05-27T13:34:57Z | |
Document date | 2010 | pt_BR |
Citation | Dantas, Maria Beatriz Pragana. Educação em saúde na atenção básica: sujeito, diálogo, intersubjetividade. 2010. 234 f. Tese (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10508 | |
Abstract in Portuguese | A proposta da promoção da saúde e da estratégia saúde da família (ESF), em sua perspectiva transformadora, remete a práticas educativas dialógicas baseadas na construção compartilhada do conhecimento, no respeito ao saber popular e na construção de alternativas de transformação das condições de vida e saúde da população. No entanto, apesar dos avanços teóricos na discussão da educação em saúde e em suas proposições, a implementação de práticas educativas que tenham esse modelo como referência no cotidiano dos serviços, tem encontrado dificuldades. Considerando que a atenção básica à saúde é o espaço privilegiado para o desenvolvimento dessas práticas, este trabalho tem como proposta refletir sobre as concepções e as práticas de educação em saúde em uma unidade de saúde da família (USF) no município de João Pessoa, no que diz respeito ao diálogo e à (inter)subjetividade. Realizou-se pesquisa avaliativa utilizando metodologia qualitativa, através de entrevistas e observação do trabalho de uma equipe de saúde da família, de novembro de 2008 a março de 2009. As concepções de educação em saúde presentes nas falas dos profissionais apontam para conceitos e práticas que combinam características do modelo tradicional com a abertura às dimensões intersubjetivas e aos contextos de vida em que se dão as interações com os usuários. A valorização do vínculo e da confiança como elementos essenciais ao trabalho educativo permite supor, no que diz respeito às disposições subjetivas dos profissionais, uma abertura à realização de práticas dialógicas e participativas. O contexto institucional mostrouse limitante a essas perspectivas, indicando a necessidade de aprofundamento das mudanças na organização do trabalho e no modelo assistencial de modo a constituir condições para a realização de ações educativas baseadas no diálogo livre de coerções e no reconhecimento do outro como interlocutor legítimo | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães | pt_BR |
Rights | open access | |
Title | Educação em saúde na atenção básica: sujeito, diálogo, intersubjetividade | pt_BR |
Alternative title | Health education in primary care: the subject, dialogue, intersubjectivity | pt_BR |
Type | Thesis | pt_BR |
Defense date | 2010-06-18 | pt_BR |
Defense Institution | Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães | pt_BR |
Place of Defense | Recife/PE | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Feliciano, Kátia Virgínia de Oliveira | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil | |
Member of the board | Silva, Maria Rejane Ferreira da | pt_BR |
Member of the board | Lyra, Tereza Maciel | pt_BR |
Member of the board | Gurgel, Idê Gomes | pt_BR |
Member of the board | Santana, Paulo Roberto de | pt_BR |
Member of the board | Schmaller, Valdilene Viana | pt_BR |
Member of the board | Brito, Ana Maria de | pt_BR |
DeCS | Educação em saúde | pt_BR |
DeCS | Saúde da família | pt_BR |
DeCS | Atenção primária à saúde | pt_BR |
DeCS | Comunicação em saúde | pt_BR |