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ArtigoDireito Autoral
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- IOC - Artigos de Periódicos [12875]
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CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Afiliação
Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO. Centro de Ciências da Saúde. Teresópolis, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de pós graduação em ensino de Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de pós graduação em ensino de Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A diversidade de formas e comportamentos encontrados junto à biodiversidade vem
fascinando a mente humana desde tempos remotos gerando assim hipóteses sobre a relação entre os
organismos vivos e extintos. Hoje uma parte da biologia trabalha dentro da ótica da construção de
filogenias, que é baseada em hipóteses de parentesco evolutivo, conhecimento que é muito
importante no que diz respeito ao ensino de biologia. Pretendemos neste trabalho conhecer quais
concepções evolutivas os estudantes do Ensino Médio utilizam ao tentar explicar a origem da
diversidade e a sua classificação atual. Explicações tipológicas são as mais frequentes, porém um
discurso filogenético parece surgir em determinados momentos, o que abre a possibilidade de
exploração pedagógica por parte dos professores.
Resumo em Inglês
The diversity of forms and behaviors by the biodiversity is found fascinating for the human
mind since immemorial times generating hypotheses about the relationship between living
organisms and extinct. Today a part of biology works from the standpoint of constructing
phylogenies, which is based on assumptions of evolutionary relatedness, knowledge that is very
important with regard to the teaching of biology. We intend in this work to know the evolutionary
conceptions which high school students use to explain the origin of diversity and its current
classification. Typological explanations are the most frequent, but a phylogenetic speech seems to
appear at certain times, which opens the possibility of exploring it’s pedagogical aspects by
teachers.
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