Author | Laguardia, Josué | |
Author | Portela, Margareth Crisostomo | |
Author | Vasconcellos, Miguel Murat de | |
Access date | 2010-11-05T17:57:40Z | |
Available date | 2010-11-05T17:57:40Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | LAGUARDIA, Josué; PORTELA, Margareth Crisostomo; VASCONCELLOS, Miguel Murat de. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 513-530, set./dez. 2007. | en_US |
ISSN | 1517-9702 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1277 | |
Abstract in Portuguese | A demanda por avaliações de projetos de aprendizagem virtual a distância
tem requerido o emprego de conceitos e métodos que transcendem o campo exclusivo da Educação, destacando-se a multiplicidade
de marcos teóricos e abordagens técnicas empregados nas estratégias avaliativas de aprendizagem online. A despeito da hegemonia dos métodos
quantitativos na avaliação das tecnologias de informação e comunicação, o emprego de métodos qualitativos nas avaliações de
ambientes virtuais tem crescido ao longo das duas últimas décadas. A combinação de métodos quali-quantitativos possibilita uma melhor compreensão dos fenômenos subjacentes ao uso das tecnologias para a aprendizagem online. Dado que a educação em ambientes virtuais refere-se a experiências de aprendizagem que utilizam recursos
hipermidiáticos em ambientes apoiados por uma tecnologia de comunicação online, optou-se neste artigo enfocar alguns tópicos relativos à avaliação de tecnologias de informação e de aprendizagem nesses
ambientes, aprofundando a discussão no que tange aos métodos relevantes à avaliação tanto dos ambientes virtuais de aprendizagem quanto da aprendizagem nesse meio. Essa opção se deve tanto ao reconhecimento das especificidades das práticas pedagógicas da EaD que colocam em evidência a relação entre educação e comunicação, viabilizadas por meio das tecnologias de informação e comunicação, quanto aos diversos papéis, negativos e positivos, atribuídos às
tecnologias de comunicação e informação na Educação. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo — FEUSP | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Avaliação | en_US |
Subject in Portuguese | Ambiente virtual de aprendizagem | en_US |
Subject in Portuguese | Tipos de avaliação | en_US |
Subject in Portuguese | Métodos quali-quantitativos | en_US |
Title | Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem | en_US |
Alternative title | Evaluation in virtual learning environments | en_US |
Type | Article | en_US |
Abstract | The demand for evaluations of projects of virtual distance learning
has required the use of concepts and methods that go beyond the
strictly educational field, with emphasis on the multiplicity of
theoretical frameworks and technical approaches employed in the
assessment strategies of online learning. Despite the hegemony of
quantitative methods in the evaluation of the technologies of
information and communication, the use of qualitative methods in
the assessment of virtual environments has increased throughout the
last decades. The combination of qualitative-quantitative methods
allows a better understanding of the phenomena underlying the use
of technologies for online learning. Given that education in virtual
environments relates to learning experiences that make use of
hypermediatic resources within environments supported by an online
communication technology, we have opted in the present article for
focusing on topics associated to the evaluation of information and
learning technologies in these environments, furthering the discussion concerning the methods relevant to the assessment both of the virtual learning environments and of the learning within this medium. This choice is due to the recognition of the specificities of the practices of distance learning, which stress the relationship between education and communication, made possible through the new information and communication technologies. It also recognizes the various roles, positive and negative, attributed to the information and communication technologies in education. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Evaluation | en_US |
Subject | Virtual learning environment | en_US |
Subject | Types of evaluation | en_US |
Subject | Qualitative-quantitative methods | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |