Author | Ferreira, Cristiane Pereira | |
Author | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Access date | 2016-03-03T14:31:06Z | |
Available date | 2016-03-03T14:31:06Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | FERREIRA, Cristiane Pereira; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. Avaliação da metodologia participativa na elaboração de um jogo: uma forma de trabalhar com a transversalidade construindo conhecimento e contribuindo para a promoção da saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.15, n.2, p.275-292, 2015. | pt_BR |
ISSN | 1806-5104 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12957 | |
Abstract in Portuguese | O compromisso de ensinar conhecimentos historicamente acumulados tem dificultado
a introdução e discussão de temas transversais, essenciais para que os alunos sejam
preparados para viver e intervir em seu cotidiano. Em trabalho anterior foi desenvolvida
uma metodologia participativa para elaboração de material lúdico pelos alunos como
uma forma de trabalhar com o tema transversal saúde. Neste artigo a avaliação desta
metodologia é apresentada como uma forma de abordar o tema sem prejuízo dos
outros conteúdos e em relação aos conhecimentos produzidos durante o
desenvolvimento do material, participação e satisfação dos alunos. Esses parâmetros
foram avaliados a partir do conteúdo inserido no material lúdico, das falas dos alunos,
da observação direta durante o processo e de entrevista. Resultados mostraram que a metodologia participativa para a elaboração de materiais lúdicos pode ser utilizada para
se trabalhar com temas transversais, possibilitando a construção de conhecimento,
participação e elevação da autoestima dos alunos favorecendo o processo de
aprendizagem na escola que possibilite a promoção de saúde. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Universidade de São Paulo | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Metodologia participativa | pt_BR |
Subject in Portuguese | Recurso didático lúdico | pt_BR |
Subject in Portuguese | Tema transversal saúde | pt_BR |
Title | Avaliação da metodologia participativa na elaboração de um jogo: uma forma de trabalhar com a transversalidade construindo conhecimento e contribuindo para a promoção da saúde | pt_BR |
Alternative title | Evaluation of participatory methodology in designing a game: a way of working with the cross-cutting themes building knowledge and contributing to the promotion of health | pt_BR |
Type | Article | |
Abstract | The commitment to teach historically accumulated knowledge hinders the introduction
and discussion of cross-cutting themes, which are essential to prepare students to live
and act in the world. In a previous research in our laboratory a participatory
methodology to make recreational materials was developed by students as a way of
working with health cross-cutting theme. This article shows the evaluation of this
methodology as a way to address the issue without affecting other contents and in
relation to the knowledge built during the development of material, the students'
participation and their satisfaction. These parameters were evaluated from the content
inserted in the recreational material from the students' speech, from direct observation
during the process and the interview. Results showed that in order to develop
recreational materials, the participatory methodology can be used to deal with crosscutting
themes leading students to build knowledge, to participate and to increase selfsteam,
fostering the learning process, which may allow health promotion. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes. Departamento de Ensino de Ciências e Biologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Participatory methodology | pt_BR |
Subject | Recreational didactic resource | pt_BR |
Subject | Health crosscutting theme | pt_BR |
e-ISSN | 1984-2686 | |