Author | França, Viviane Helena de | |
Author | Margonari, Carina | |
Author | Schall, Virgínia Torres | |
Access date | 2014-12-10T10:38:02Z | pt_BR |
Access date | 2016-08-09T18:36:31Z | |
Available date | 2016-08-09T18:36:31Z | |
Available date | 2014-12-10T10:38:02Z | pt_BR |
Document date | 2013 | |
Citation | FRANÇA, Viviane Helena de; MARGONARI, Carina Souza; SCHALL, Virgínia Torres. Percepção de professores do ensino básico em relação as suas práticas educativas sobre leishmanioses: um estudo em área endêmica de Minas Gerais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 3, p. 35-51, 2013. | pt_BR |
ISSN | 1415-2150 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15213 | |
Abstract in Portuguese | As leishmanioses têm alta prevalência no Brasil e, particularmente, em Divinópolis, Minas Gerais. O desconhecimento das enfermidades favorece sua disseminação. Por isso, este artigo apresenta uma investigação sobre a percepção de práticas educativas realizadas por professores de Ciências e Biologia do ensino básico quanto ao tema leishmaniose. Foram entrevistados dez docentes, e empregou-se o critério de saturação e a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os professores atribuem pouca importância às leishmanioses, abordam o conteúdo junto aos alunos superficialmente por considerarem-se despreparados. Apontaram, na região, várias situações de risco para as enfermidades e a inexistência de políticas públicas para preveni-las. O contexto da educação em saúde nas escolas dificulta a adoção de ações profiláticas. São discutidas alternativas para trabalhar o tema nas escolas, integrando ensino de ciências e saúde. | pt_BR |
Language | eng | pt_BR |
Publisher | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Leishmanioses | pt_BR |
Subject in Portuguese | Percepção | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Professores de Ciências e Biologia | pt_BR |
Title | Percepção de professores do ensino básico em relação as suas práticas educativas sobre leishmanioses: um estudo em área endêmica de Minas Gerais | pt_BR |
Alternative title | The perception of primary and secondary school teachers regarding their educational practices on leishmaniasis: a study in an endemic area of Minas Gerais | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/1983-21172013150303 | |
Abstract | Leishmaniasis has high prevalence in Brazil and in Divinópolis, Minas Gerais. The lack of knowledge about these diseases favors their dissemination. The perception regarding the educational practices on Leishmaniasis among primary and secondary science and biology teachers was investigated. Ten professionals were interviewed using the saturation criteria and the analysis of content. The results showed that teachers give little importance to Leishmaniasis, address the subject superficially and find themselves unprepared to teach it. They indicated several risk situations in the region and a lack of prophylactic public policies. The context of health education within the educational system complicates the adoption of prophylactic actions. Alternatives to work on Leishmaniasis in schools are discussed, integrating the teaching of science and health. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Rene Rachou. Laboratório de Educaçao Saude e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Rene Rachou. Laboratório de Educaçao Saude e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Rene Rachou. Laboratório de Educaçao Saude e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil. | pt_BR |
Subject | Leishmaniasis | pt_BR |
Subject | Perception | pt_BR |
Subject | Health education | pt_BR |
Subject | Science and biology teachers | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |