Author | Gardair,Thelma Lopes Carlos | |
Author | Schall, Virgínia Torres | |
Access date | 2014-12-10T10:37:01Z | pt_BR |
Access date | 2016-08-11T13:57:32Z | |
Available date | 2014-12-10T10:37:01Z | pt_BR |
Available date | 2016-08-11T13:57:32Z | |
Document date | 2013 | |
Citation | GARDAIR,Thelma Lopes Carlos; SCHALL, Virgínia Torres. Ciência e arte segundo jovens brasileiros: desafios para uma educação transdiciplinar e promotora de saúde e cidadania. Revista da SBEnBio, n. 6, p. 135-154. 2013. | pt_BR |
ISSN | 19821867 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15236 | |
Abstract in Portuguese | O presente trabalho está ancorado na importância da integração arte/ciência na educação formal e não-formal, como oportunidade de desenvolvimento humano comprometido com a saúde, equidade, justiça social e cidadania. Tal perspectiva considera o conceito de saúde muito mais amplo que a mera ausência de doenças, vinculado à noção de bem estar pleno do indivíduo em seus múltiplos campos de atuação, Também está em consonância com os “Parâmetros Curriculares Nacionais (2000)”, documento oficial do Ministério da Educação no Brasil, que ao contemplar a “estética da sensibilidade” como tema curricular, objetiva valorizar a diversidade cultural brasileira e criticar formas estereotipadas e reducionistas de expressar a realidade. Tais propostas apontam desafios que podem ser melhor enfrentados ao se conhecer as ideias prévias de jovens, sobre ciência e arte e de que modo tais percepções afetam suas vidas cotidianas. Nesse sentido, 83 jovens, entre 12 e 17 anos, res ponderam questionários e revelaram suas opiniões sobre ciência e arte. Uma análise preliminar dos dados aponta que os estudantes, apesar de demonstrarem visões estereotipadas dos fazeres científico e artístico, paulatinamente, vêm se desvencilhando destas visões e parecem indicar que caminhos que explorem a interseção entre diferentes áreas do conhecimento são viáveis e desejados, por contribuírem para estabelecer relações mais harmônicas. Este trabalho integra pesquisa de doutoramento que explora aproximações entre ciência e teatro e inclui a participação de jovens em oficinas integradoras sobre arte & ciência, bem como a criação coletiva de peça teatral que explora vida e obra de artistas e cientistas contemporâneos entre si. Acreditamos que ao incentivar o intercâmbio de diferentes culturas, saberes e atores sociais, estimulamos a formação de cidadãos com maior capacidade de efetuar leituras mais plurais do mundo, menos conflituosas, e, por conseguinte, mais saudáveis. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Imaginário científico | pt_BR |
Subject in Portuguese | Jovens e ciência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Arte e ciência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Culturas científica e artística | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde cultural | pt_BR |
Title | Ciência e arte segundo jovens brasileiros: desafios para uma educação transdiciplinar e promotora de saúde e cidadania | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Abstract | This paper is anchored on the importance of integrating art and science education, in both formal and non-formal education, as a way to foster human developme nt commitied to health, equity, social justice and citizenship. Such a perspective considers that the concept of health is much broader than the mere absence of disease, as it is linked to the notion of individual and collective well-being in its multiple aspects. It is also a perspective in line with the National Curriculum (2000), the official document of the Brazilian Ministry of Education, which in contemplating the "aesthetic sensibility" as a curricular topic, values the country's cultural diversity and criticizes reductionist and stereotypical ways of expressing reality. Considerations of this sort point to challenges that can be best addressed if one knows in advance the perceptions of young people about science and art and also how such perceptions affect their everyday lives. Accordingly, 83 youngsters, between 12 and 17 years, completed questionnaires and revealed their views on science and art. A preliminary analysis of the data points out to the fact that students, despite demonstrating stereotyped visions of the scientific and artistic doings, are gradually freeing themselves of these visions. Data also seem to indicate that paths leading to the exploration of the intersection between different areas of knowledge are feasible and desired, as they contribute to establish more harmonious relations. The present work is part of a doctoral research that explores approximations between science and theatre and includes the participation of youngsters in integrative workshops on art & science, as well as the collective creation of a theatre piece that explores the life and work of contemporary artists and scientists among themselves. We believe that by incentivizing the exchange among different cultures, knowledge and social actors, we are stimulating the formation of citizens with greater ability to make world readings more plural, less conflictual, and therefore more healthy. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil | pt_BR |
Subject | Scientific imaginary | pt_BR |
Subject | Youth e science | pt_BR |
Subject | Art e science | pt_BR |
Subject | Artistic e scientific culture | pt_BR |
Subject | Cultural health | pt_BR |