Browsing IFF - REA - Texto by Subject "Neurodesenvolvimento"
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Aleitamento materno exclusivo até os seis meses: o papel dos Profissionais de Saúde
| Date Issued: 2021É importante que os profissionais de saúde não percam as janelas de oportunidades, no seguimento dos lactentes, para apoiar o aleitamento materno. Toda mãe e criança, não importa onde estejam ou sob quais circunstâncias, ... -
Aleitamento materno na unidade neonatal
| Date Issued: 2018O melhor alimento para o recém-nascido a termo ou pré-termo é o leite materno e garantir sua oferta é boa prática que deve ser perseguida por toda a equipe da unidade neonatal. -
Atendimento Integral ao Binômio Mãe-bebê entre o 3º e o 5º dia de vida na Unidade Básica de Saúde (UBS)
| Date Issued: 2020A primeira consulta do recém-nascido é um momento propício para estimular e orientar a família nas dificuldades do aleitamento materno exclusivo, quanto às imunizações, quanto à triagem neonatal e para estabelecer ou ... -
Avaliação clínica e prevenção de alterações do desenvolvimento neuropsicomotor no primeiro ano de vida
| Date Issued: 2019É essencial o acompanhamento dos recém-nascidos por equipe multiprofissional, tendo em vista a identificação precoce de possíveis alterações do desenvolvimento e o planejamento das intervenções apropriadas. A avaliação ... -
A Consulta do Nono Mês do Bebê: o que não pode faltar
| Date Issued: 2020Fique atento ao que considerar na consulta de nove meses do bebê! O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças é feito majoritariamente na Atenção Primária e por equipe multiprofissional. -
COVID-19 e Desenvolvimento Infantil
| Date Issued: 2020A COVID-19 pode mudar rapidamente o contexto em que as crianças vivem. Crianças e famílias que já são vulneráveis por conta da exclusão socioeconômica ou aquelas que vivem em lugares superlotados encontram-se particularmente ... -
Crianças e Adolescentes com Deficiências: reflexões interdisciplinares
| Date Issued: 2020Deficiência não é igual a diagnóstico, não equivale a doença. Cuidado é integrar saúde, educação, direitos e participação cívica. Crianças e adolescentes com deficiência também participam da vida pública. -
Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
| Date Issued: 2019O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico que consiste na construção, aquisição e interação de novas habilidades. E estas habilidades são advindas da remodelação cerebral, conhecida como plasticidade cerebral. O ... -
Desenvolvimento Motor no Primeiro Ano de Vida
| Date Issued: 2019Desenvolvimento Neuropsicomotor é definido como um processo de mudança no comportamento do bebê que está relacionado com os aspectos motores, incluindo modificações na postura e no movimento, o desenvolvimento da linguagem ... -
A Equipe de Enfermagem e o Monitoramento do Crescimento do recém-nascido pré-termo
| Date Issued: 2020As medidas antropométricas aferidas ao nascimento são: peso, comprimento, perímetro cefálico e perímetro torácico. Estabelecer o monitoramento sistemático dessas medidas permite a investigação e a identificação do estado ... -
Mantendo o Aleitamento Materno em Situações Especiais
| Date Issued: 2020O profissional de saúde pode auxiliar a mãe na amamentação, aconselhando-a desde o pré-natal até o desmame. Saber ouvir, entender, ser empático, oferecer orientações úteis e, sobretudo, respeitar as opções das mães são ... -
Organização postural do recém-nascido pré-termo na unidade neonatal: o uso do ninho
| Date Issued: 2020O ninho realizado pela equipe de saúde de forma responsável, exclusivamente em ambiente hospitalar e com o devido monitoramento do RNPT, é uma estratégia segura com forte impacto no neurodesenvolvimento e no comportamento ... -
Promoção e Atenção ao Neurodesenvolvimento
| Date Issued: 2019Os profissionais de saúde devem estar atentos à aquisição dos marcos do desenvolvimento a fim de identificar o mais precoce possível qualquer desvio, favorecendo assim, ações de vigilância e promoção da saúde infantil. -
Visita Domiciliar ao recém-nascido pré-termo
| Date Issued: 2019A visita domiciliar na Atenção Primária é o instrumento que melhor possibilita as ações e as intervenções na tríade indivíduo-família-comunidade.