Autor | Schall, Virgínia Torres | |
Autor | Struchiner, Miriam | |
Data de acesso | 2014-12-10T10:36:58Z | pt_BR |
Data de acesso | 2016-09-06T16:58:58Z | |
Data de disponibilização | 2016-09-06T16:58:58Z | |
Data de disponibilização | 2014-12-10T10:36:58Z | pt_BR |
Data do publicação | 1999 | |
Citação | SCHALL, Virgínia Torres; STRUCHINER, Miriam. Educação em saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Pública, v. 15, supl. 2, p. S4-S6, 1999 | pt_BR |
ISSN | 1678-4464 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15707 | |
Resumo | A educação em saúde é um campo multifacetado, para o qual convergem diversas concepções, das áreas tanto da educação, quanto da saúde, as quais espelham diferentes compreensões do mundo, demarcadas por distintas posições político-filosóficas sobre o homem e a sociedade.
Uma educação em saúde ampliada inclui políticas públicas, ambientes apropriados e reorientação dos serviços de saúde para além dos tratamentos clínicos e curativos, assim como propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania, orientando-se para ações cuja essência está na melhoria da qualidade de vida e na 'promoção do homem'.
Nas últimas décadas, observa-se uma grande ebulição de programas e pesquisas nessa área, o que motivou a iniciativa de se organizar este número temático, o qual não tem intenção nem espaço para retratar a vasta diversidade das ações e produções em desenvolvimento, sobretudo no Brasil. Por meio de convites a pesquisadores e educadores nacionais e internacionais, o que se buscou foi apresentar um pouco dessa multiplicidade, incluindo aspectos históricos, análises de programas de formação de pessoal desde o nível elementar até a pós-graduação, avaliação de metodologias, estratégias e materiais educativos, assim como algumas considerações teóricas sobre as tendências da atualidade. Esperamos que o conteúdo deste número seja um estímulo ao debate, à reflexão, a propostas e ações para além dos processos de prevenção a doenças e promoção da saúde, ampliando-se na direção da formação de pessoas comprometidas com a luta contra as desigualdades sociais e em busca de encontros humanos mais solidários. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Educação em Saude | pt_BR |
Título | Educação em saúde: novas perspectivas | pt_BR |
Título alternativo | Health education: new perspectives | pt_BR |
Tipo do documento | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/S0102-311X1999000600001 | |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil | pt_BR |
Afiliação | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Centro de Ciências da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |