Advisor | Luna, Carlos Feitosa | |
Author | Nóbrega, Kênia Brilhante Ventura da. | |
Access date | 2016-09-23T11:00:31Z | |
Available date | 2016-09-23T11:00:31Z | |
Document date | 2016 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15928 | |
Abstract in Portuguese | A ocorrência de acidentes com ciclista é uma realidade no Brasil. Em Pernambuco, entre 2012 e 2014, ocorreram 6.903 acidentes, fatais e não fatais, envolvendo ciclistas. Objetivo: Identificar a existência de padrão sazonal, as áreas de maior risco espacial, os fatores associados e o itinerário dos acidentes com ciclistas, em território pernambucano, no período de janeiro 2012 a dezembro de 2014. Método: Estudo ecológico, que utilizou dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade e Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre. O comportamento temporal desses acidentes foi verificado através do modelo de decomposição sazonal multiplicativo. O modelo preditivo foi estimado pelo método de Holt-Winters. Para as demais análises, utilizou-se razão média de morbimortalidade suavizada, através da transformação de Freeman-Tukey. O padrão espacial e os conglomerados de risco foram demonstrados pelo Índice Global de Moran e Índice Local de Moran, respectivamente. O modelo "Espacial Auto Regressivo" (SAR) foi aplicado para conhecer as variáveis associadas ao fenômeno estudado. Por fim, foram construídos os mapas de fluxos residência-ocorrência e ocorrência-notificação. Resultados: Os acidentes com ciclistas demostraram padrão sazonal. Foram autocorrelacionados no espaço e houve a formação de nove áreas de risco. O Índice de Gini e a Taxa de envelhecimento influenciaram negativamente a ocorrência desses acidentes. No local de residência ocorreram 94% dos acidentes e a I Gerência Regional de Saúde recebeu o maior fluxo de notificação. Conclusão: A pesquisa facilitou o conhecimento de características importantes sobre os acidentes com ciclistas. Permitindo um novo entendimento sobre esses eventos. Analisar os fatores relacionados, além do erro humano, insere esses acidentes dentro da determinação histórica do uso da bicicleta. (AU) | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estudos Ecológicos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Causas Externas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ciclismo | pt_BR |
Subject in Portuguese | Acidentes de Trânsito | pt_BR |
Title | Padrão sazonal, espacial, fatores associados e o itinerário dos acidentes com ciclistas em Pernambuco, 2012 a 2014 | pt_BR |
Alternative title | Seasonal pattern, space, associated factors, and the itinerary of accidents involving cyclists in Pernambuco, 2012-2014 | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2016-04-26 | |
Defense Institution | Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Recife/PE | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Lima, Maria Luiza Carvalho de | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil | pt_BR |
Member of the board | Luna, Carlos Feitosa | |
Member of the board | Lima, Maria Luiza Carvalho de | |
Member of the board | Gouveia, Giselle Campozana | |
Member of the board | Moreira, Rafael da Silveira | |
DeCS | Acidentes de Trânsito/tendências | pt_BR |
DeCS | Acidentes de Trânsito/mortalidade | pt_BR |
DeCS | Ciclismo | pt_BR |
DeCS | Distribuição Temporal | pt_BR |
DeCS | Zona de Risco/estatística & dados numéricos | pt_BR |
DeCS | Perfil de Saúde | pt_BR |
DeCS | Características da População | pt_BR |
DeCS | Fatores Socioeconômicos | pt_BR |
DeCS | Análise Espaço-Temporal | pt_BR |
DeCS | Conglomerados Espaço-Temporais | pt_BR |
DeCS | Sistemas de Informação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Estudos Ecológicos | pt_BR |
DeCS | Estudos Transversais | pt_BR |
DeCS | Cobertura de Serviços de Saúde | pt_BR |
DeCS | Brasil/epidemiologia | pt_BR |
Embargo date | 2017-07-25 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |