Advisor | Albuquerque, Paulette Cavalcanti de | |
Author | Andrade, Domitila Almeida de | |
Access date | 2016-09-23T11:03:47Z | |
Available date | 2016-09-23T11:03:47Z | |
Document date | 2016 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15929 | |
Abstract in Portuguese | A Promoção da Saúde traz consigo uma forma mais complexa de olhar para o processo saúde-doença, dando ênfase aos determinantes sociais em saúde e propondo intervenções integrais e reconhecendo as limitações do Setor Saúde, apresenta a necessidade do trabalho intersetorial. Nesse contexto, a atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens é compreendida na interseção entre os setores saúde e educação. Com o objetivo de garantir o desenvolvimento integral desse público, dando respostas aos principais problemas, é criado o Programa Saúde na Escola (PSE). O presente trabalho se propõe a analisar como vem sendo estabelecida essa relação intersetorial e se o Programa tem conseguido construir redes entre esses setores. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido no munícipio de Recife, no qual foram estudadas duas escolas do PSE, no qual utilizamos a triangulação de dados e de análise, a fim de dar conta da complexidade do objeto da pesquisa. Para isso, realizamos entrevistas, grupos focais, consultamos documentos relevantes e também utilizamos como elemento de análise a vivência da pesquisadora no Programa. A partir do material estudado foi possível conhecer como aconteceu a implantação e a implementação do PSE no munícipio, percebemos que a Saúde ainda parece está a frente do processo. Ficou claro, também, que apesar das estratégias de integração utilizadas, essas ainda não são suficientes para consolidação da relação intersetorial. Contudo, avanços são percebidos nesse sentido, pois mesmo que conflituosa já começa a haver o estabelecimento de um contato mais permanente entre equipes de saúde e escolas. Bem como, identificamos contribuições para o cuidado destinado aos estudantes, através da identificação de problemas que antes não eram enxergados pela Saúde. Entretanto, as respostas aos problemas identificados são insuficientes. Assim, parece que apesar de vir contribuindo para a construção de uma relação intersetorial e em certa medida ajudar a tecer redes, essas ainda são frágeis e grandes são os desafios para a efetivação dos avanços alcançados (AU) | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ação Intersetorial | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde Escolar | pt_BR |
Subject in Portuguese | romoção da Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Redes Comunitárias | pt_BR |
Subject in Portuguese | Promoção da Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Intersetorialidade | pt_BR |
Title | Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: uma análise sobre a construção de redes entre saúde e educação, no município do Recife | pt_BR |
Alternative title | Intersectoral in the School Health Program: an analysis of building networks between health and education, in Recife. | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2015-06-25 | |
Defense Institution | Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Recife/PE | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil | pt_BR |
Member of the board | Albuquerque, Paulette Cavalcanti de | |
DeCS | Saúde escolar | pt_BR |
DeCS | Ação intersetorial | pt_BR |
DeCS | Promoção da saúde | pt_BR |
DeCS | Redes comunitárias | pt_BR |
DeCS | Atenção primária à saúde | pt_BR |
DeCS | Avaliação de Programas e Projetos de Saúde | pt_BR |
DeCS | Programas Governamentais | pt_BR |
DeCS | Brasil | pt_BR |
DeCS | Estudos de Casos Organizacionais | pt_BR |
Embargo date | 2017-11-13 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |