Autor | Lemos, Evelyse dos Santos | |
Autor | Moreira, Marco Antonio | |
Data de acesso | 2017-01-03T13:02:40Z | |
Data de disponibilização | 2017-01-03T13:02:40Z | |
Data do publicação | 2011 | |
Citação | LEMOS, Evelyse dos Santos; MOREIRA, Marco Antonio. A avaliação da aprendizagem significativa em Biologia: um exemplo com a disciplina Embriologia. Aprendizagem Significativa em Revista, v.1, n.2, p.15-26, 2011. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16650 | |
Resumo | O presente trabalho apresenta a análise da atividade final realizada para avaliar a
aprendizagem dos alunos na disciplina Embriologia, ministrada em um curso de Licenciatura em
Ciências Biológicas. A disciplina, planejada, desenvolvida e avaliada com base na Teoria de
Aprendizagem Significativa (Ausubel et al., 1980), priorizou as ideias centrais do tema, considerou
os conhecimentos prévios dos alunos e adotou estratégias que lhes oportunizassem interagir com
aquelas ideias em diferentes momentos e formas. A atividade – redação de uma carta relatando o
desenvolvimento embrionário – foi proposta por acreditarmos que o seu caráter informal minimiza
a preocupação do aluno com a linguagem científica e, portanto, favorece a explicitação de
evidências de aprendizagem significativa. Os resultados evidenciam que os alunos, ainda em
processo de formação, ampliaram o conhecimento mas ainda recorrem a significados de senso
comum para explicar o tema. Ao final, são feitas algumas considerações sobre o resultado obtido. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | sem informação | pt_BR |
Direito Autoral | open access | |
Palavras-chave | aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave | ensino | pt_BR |
Palavras-chave | avaliação | pt_BR |
Palavras-chave | embriologia | pt_BR |
Palavras-chave | formação de professores | pt_BR |
Título | A Avaliação da aprendizagem significativa em Biologia: um exemplo com a disciplina Embriologia | pt_BR |
Título alternativo | Evaluation of meaningful learning in biology: an example in embryology | pt_BR |
Tipo do documento | Article | |
Resumo em Inglês | The present work analyses the final evaluation activity performed in order to assess the
learning of students of the discipline of Embryology in a Biological Sciences Course. The
discipline, planned, developed and evaluated under the Theory of Meaningful Learning (Ausubel et
al., 1980), considered previous knowledge of students and adopted strategies allowing students to
interact with the same ideas in different moments and ways. Writing a letter reporting the
embryonic development to a supposed mother has been proposed to the students to be evaluated
believing that the informal character of such activity would minimize the degree of concern with
the scientific language and with the use of technical terms, thus favoring them to be explicit on the
evidences of the meaningful learning. The results have shown that, even having amplified their
knowledge after taking the discipline, the evaluated students, which are still in a formation
university process, need yet to appeal for the help of terms of general use and to resort common
sense meanings. The data are discussed it the light of the Ausubel’s theory. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | meaningful learning | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | teaching; | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | evaluation | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | embryology | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | teacher education | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |