Author | Anjos, Mônica de Caldas Rosa dos | |
Author | Bazzo, Walter Antonio | |
Author | Anjos, Adilson dos | |
Author | Roveroto, Giovani | |
Author | Witkoski, Juliana Dubinski | |
Access date | 2017-01-27T13:14:37Z | |
Available date | 2017-01-27T13:14:37Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | ANJOS, Mônica de Caldas Rosa dos et al. A análise de redes sociais como ferramenta para o mapeamento de relações entre atores sociais de um projeto de extensão universitária. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 1-14, jan./mar. 2015. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17025 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma investigação, feita por meio da análise de redes sociais (ARS), a fim de compreender como as relações entre os sujeitos envolvidos direta e/ou indiretamente em um projeto de extensão universitária foram estabelecidas. O projeto de extensão, vinculado a uma universidade paranaense, utilizou a pedagogia freireana como forma de promover a construção coletiva do conhecimento, a partir da realização de rodas de conversa e oficinas de capacitação técnica. As atividades do projeto foram acompanhadas durante nove meses, e analisadas em duas etapas: a etapa inicial, referente à sua estruturação, e a etapa final, referente às relações estabelecidas entre os atores sociais - professores, estudantes e membros das comunidades. Por meio da ARS, foi possível identificar os atores principais, bem como as relações estabelecidas entre os mesmos. Percebeu-se ainda que o modelo de estruturação do projeto promoveu interações entre os atores, permitindo a disseminação da informação sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Comunicação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Informação | en_US |
Subject in Portuguese | Redes comunitárias | en_US |
Subject in Portuguese | Rede social | en_US |
Subject in Portuguese | Relações comunidade-instituição | en_US |
Subject in Portuguese | Análise de redes sociais | en_US |
Title | A análise de redes sociais como ferramenta para o mapeamento de relações entre atores sociais de um projeto de extensão universitária | en_US |
Alternative title | Social network analysis as a tool for mapping relationships between social actors in an university science outreach programme | en_US |
Alternative title | Análisis de redes sociales como herramienta para mapear relaciones entre los actores sociales en un proyecto de extensión universitaria | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v9i1.628 | |
Abstract | The aim of this paper is presents the results of an investigation, using the social network analysis (SNA), to understand how the relationships between the subjects involved directly and/or indirectly in a science outreach programme were established. The science outreach programme, linked to an university of Paraná, had used Paulo Freire’s pedagogy in order to promote the collective construction of knowledge, through conversation circles and technical training workshops. The programme’ activities were followed for nine months and were analyzed in two stages: the first stage deals with the way of structuring the programme, and the final stage is concerned with the relationships between the social actors - teachers, students and community members. Using SNA, it was possible to identify the main actors, as well as the relationships established between them. It was also noticed that the programme structuring model had promoted interactions between the actors, allowing the dissemination of information about Food and Nutritional Sovereignty and Security. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El objetivo de este artículo es presentar los resultados de una investigación, desarrollada a través del análisis de redes sociales (ARS), para identificar como se establecieron las relaciones entre los individuos ligados directa y/o indirectamente en un proyecto de extensión universitaria. El proyecto de extensión, vinculado a una universidad de Paraná, utilizó la pedagogía de Paulo Freire con el fin de promover la construcción colectiva del conocimiento, por medio de la realización de círculos de conversación y talleres de capacitación técnica. Las actividades del proyecto fueron seguidas durante nueve meses, y fueran analizadas en dos etapas: la primera etapa, sobre la estructuración del proyecto, y la etapa final sobre las relaciones entre los actores sociales - los maestros, estudiantes y miembros de la comunidad. A través del ARS, fue posible identificar los principales actores, así como las relaciones establecidas entre ellos. Nos dimos cuenta también que el modelo de estructuración del proyecto promovió interacciones entre los actores, lo que permitió la difusión de información sobre Soberanía y Seguridad Alimentaria y Nutricional. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Departamento de Nutrição. Curitiba, PR, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia Mecânica. Florianópolis, SC, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Departamento de Estatística. Curitiba, PR, Brasil. | |
Affilliation | HSBC Bank Brasil S.A. Curitiba, PR, Brasil. | |
Affilliation | HSBC Bank Brasil S.A. Curitiba, PR, Brasil. | |
Subject | Health communication | en_US |
Subject | Information | en_US |
Subject | Community networks | en_US |
Subject | Social network | en_US |
Subject | Community-institutional relations | en_US |
Subject | Social network analysis | en_US |
Subject in Spanish | Comunicación en salud | en_US |
Subject in Spanish | Información | en_US |
Subject in Spanish | Redes comunitarias | en_US |
Subject in Spanish | Redes sociales | en_US |
Subject in Spanish | Relaciones comunidad-institución | en_US |
Subject in Spanish | Análisis de redes sociales | en_US |
e-ISSN | 1981-6278 | |