Author | Ribeiro, Cristiane Martins | |
Author | Cardoso, Telma Abdalla de Oliveira | |
Access date | 2017-01-27T13:22:50Z | |
Available date | 2017-01-27T13:22:50Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | RIBEIRO, Cristiane Martins; CARDOSO, Telma Abdalla de Oliveira. Biossegurança: abordagem cognitiva essencial para o biólogo. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 1-10, abr./jun. 2015. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17039 | |
Abstract in Portuguese | As incertezas e os riscos das doenças infecciosas vivenciados pela sociedade atual colocam à prova os sistemas de saúde, alterando o quadro sanitário internacional das populações. Para o avanço da integralidade da atenção à saúde são necessárias ações interdisciplinares para a compreensão dos problemas. Objetiva-se, aqui, mostrar a importância dos biólogos na saúde, discutir os riscos a que estão sujeitos, a importância da biossegurança no controle/prevenção desses riscos e a inserção do tema na graduação. Argumenta-se que os programas de educação em saúde promovem o conhecimento técnico-científico como único conhecimento válido sobre saúde, discordante de uma proposta interdisciplinar. É necessária, aos programas de educação, a formulação conceitual transdisciplinar para o desenvolvimento de conhecimentos contextualizados, que contribuirão para formar profissionais capazes de atuarem em contextos de risco. Espera-se contribuir para a reflexão da relevância da biossegurança na formação do biólogo, bem como para o desenvolvimento educacional comprometido com a construção de uma sociedade sustentável. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Subject in Portuguese | Risco | en_US |
Subject in Portuguese | Biologia | en_US |
Subject in Portuguese | Exposição a agentes biológicos | en_US |
Subject in Portuguese | Biossegurança | en_US |
Title | Biossegurança: abordagem cognitiva essencial para o biólogo | en_US |
Alternative title | Biosafety: essential cognitive approach to the biologist | en_US |
Alternative title | Bioseguridad: enfoque cognitivo esencial para el biólogo | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v9i2.946 | |
Abstract | Uncertainties and dangers of infectious diseases experienced by today's society call into question the health systems, changing the international health status of the population. Interdisciplinary actions are necessary for the understanding of the problems so that the completeness of health care can make progress. This study aims to demonstrate the importance of biologist in health, to discuss the occupational risks they run, the importance of biosafety to control/prevent these risks and the insertion of the theme in the university. We judge that health education programs promote technical and scientific knowledge as the only knowledge about health with validity, instead of proposing an interdisciplinary approach. It is necessary that educational programs produce a transdisciplinary conceptual formulation, in order for the development of contextual knowledge that will contribute to train professionals capable of working in dangerous contexts. We hope to contribute to thinkers reflect on the biosafety relevance to the biologist training, and also to an educational development committed to build a sustainable society. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Las incertidumbres y los riesgos de las enfermedades infecciosas experimentados por la sociedad actual ponen en duda los sistemas de salud, alterando la situación internacional de salud de la población. Para promoción de la integridad de los cuidados de la salud son necesarias acciones interdisciplinarias para entender los problemas. Este estudio tiene como objetivo demostrar la importancia del biólogo en la salud, discutir los riesgos a que están sujetos, la importancia de la bioseguridad en el control/prevención de estos riesgos y la inserción del tema en la universidad. Argumentamos que los programas de educación para la salud promueven el conocimiento técnico y científico como el único conocimiento acerca de la salud válido, en lugar de un enfoque interdisciplinario. Es necesario, a los programas educativos, la formulación conceptual interdisciplinaria para el desarrollo de conocimientos contextualizados, que ayudarán en la formación de profesionales capaces de trabajar en contextos de riesgo. Esperamos contribuir para la reflexión de la importancia de la bioseguridad en la formación del biólogo, así como para el desarrollo educativo comprometido con la construcción de una sociedad sostenible. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Núcleo de Biossegurança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Education | en_US |
Subject | Risk | en_US |
Subject | Exposure to biological agents | en_US |
Subject | Biology | en_US |
Subject | Biosafety | en_US |
Subject in Spanish | Educación | en_US |
Subject in Spanish | Riesgo | en_US |
Subject in Spanish | Exposición a agentes biológicos | en_US |
Subject in Spanish | Biología | en_US |
Subject in Spanish | Bioseguridad | en_US |
e-ISSN | 1981-6278 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |