Author | Monteiro, José Carlos | |
Access date | 2017-01-27T18:11:28Z | |
Available date | 2017-01-27T18:11:28Z | |
Document date | 2013 | |
Citation | MONTEIRO, José Carlos. Imagens de paradoxos. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 4, p. 1-8, fev. 2013. Suplemento. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17323 | |
Description | Resenha do documentário “Cinematógrafo Brasileiro em Dresden” / Roteiro e Direção: Eduardo Thielen e Stela Oswaldo Cruz Penido / Produção: VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz e Casa de Oswaldo Cruz / Duração: 21 min. / Lançamento: 2011, durante o Simpósio Internacional Brasil-Alemanha (Fiocruz) marcando o Centenário da Exposição Internacional de Higiene de Dresden (1911) / Prêmio Melhor Filme (Júri Popular) no RECINE (Festival Internacional de Cinema de Arquivo – Arquivo Nacional / Rio de Janeiro) / Tiragem: Fiocruz Vídeo (500 cópias-DVD) / Distribuição: Editora da Fiocruz [Tel. (21) 3882-9039] e VideoSaúde [Tel. (21) 3882-9109] | en_US |
Abstract in Portuguese | As imagens fílmicas e fotográficas de Cinematógrafo Brasileiro em Dresden (*) suscitam várias reflexões, algumas de ordem cultural, outras de natureza social, e em ambas as linhas deparamos paradoxos. O paradoxo inicial nos remete a um contexto (o da Europa) e a uma época (o século XVI) que, à primeira vista, parecem não ter relação com o objeto do Cinematógrafo (o combate à febre amarela e à doença de Chagas, no Brasil do início do século XX). Mas são visíveis as conexões entre a riqueza européia e a miséria brasileira. Ambas (a riqueza e a miséria) se entrelaçam na órbita das “estruturas de conhecimento” – estruturas nas quais o pensamento científico aparece como sinônimo de progresso (europeu) e o atraso como expressão da terra brasilis. É irrefutável a superioridade da cultura e do sistema de valores do Velho Mundo sobre as de outras partes (o mundo chinês, hindu ou árabe) – e sobretudo o Novo Mundo, que no século passado ainda se encontrava na periferia do processo civilizacional. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Dresden | en_US |
Subject in Portuguese | Cinema | en_US |
Subject in Portuguese | Brasil | en_US |
Title | Imagens de paradoxos | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.3395/reciis.v6i4.Sup1.752pt | |
Affilliation | Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social. Niterói, RJ, Brasil. | |
e-ISSN | 1981-6278 | |