Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17415
A VALORIZAÇÃO DA ESPIRITUALIDADE NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DESENVOLVIDAS NA ATENÇÃO BÁSICA
Atenção básica
Saúde da família
Espiritualidade
Educação popular em saúde
Batista, Patrícia Serpa de Souza | Date Issued:
2010
Alternative title
Valuing spirituality in popular health education practices in primary careAffilliation
Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Enfermagem Clínica. João Pessoa, PB, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo visa evidenciar a valorização da espiritualidade nas práticas de educação popular em saúde desenvolvidas na atenção básica. O trabalho com a saúde desenvolvido na atenção básica deve considerar o indivíduo em sua essência, como um ser que tem necessidades no âmbito biológico, no psicológico, no social e no espiritual, as quais precisam ser percebidas e cuidadas. A ação educativa, norteada pela educação popular, favorece ao encontro com essa dimensão sutil que é a espiritualidade, pois é desenvolvida com base em princípios que envolvem o fortalecimento de vínculos, a relação dialogada, a escuta sensível, a solidariedade, a afetividade, a valorização da dignidade humana, entre outros. Em momentos de dor e de sofrimento, a valorização da espiritualidade pode ser extremamente transformadora, conduzindo o doente e seus familiares a renovarem o ânimo e a buscar novas formas de enfrentamento da realidade desafiadora que estejam vivenciando. Conclui-se, entre outros aspectos, que esse é um tema ainda pouco debatido na formação universitária em saúde. Sugere-se que as academias priorizem a temática espiritualidade em seus currículos, permitindo ao futuro profissional adquirir uma maior amplitude de conhecimentos, com vistas a melhor se preparar para a prática cotidiana do cuidar, no contexto da atenção básica.
Abstract
This paper aims to highlight the spirituality valuing in Popular Health Education practices developed in Primary Care. The work developed in health Primary Care regards the individual in his essence, as a being that has biological, psychological, social and spiritual needs, which must be noticed and met. The educational action, guided by popular education, favors the encounter with this subtle dimension, the so-called spirituality, as it is developed based on principles involving the strengthening of ties, the relationship through dialogue, sensitive listening, solidarity, affection, human dignity appreciation, among others. In times of pain and suffering, the spirituality appreciation can be very transformative, leading patients and their families to renew the spirit and seek new ways of coping with the challenging reality they experience. It is concludes, among other things, that this topic has been poorly discussed in health academic education. It suggests that the academies prioritize the spirituality topic in their curricula, allowing the upcoming professional to acquire greater knowledge extensiveness in order to be better prepared for the daily practice in the context of Primary Care.
Keywords in Portuguese
Saúde coletivaAtenção básica
Saúde da família
Espiritualidade
Educação popular em saúde
Share