Author | Marques, Ivan da Costa | |
Author | Chazan, Lilian Krakowski | |
Access date | 2017-01-30T11:34:33Z | |
Available date | 2017-01-30T11:34:33Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | MARQUES, Ivan da Costa; CHAZAN, Lilian Krakowski. “Pra mim ... são as montanhas rochosas...” consumo, espetáculo e muito mais no ultrasom obstétrico no Rio de Janeiro da virada do século. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, p. 145-159, dez. 2009. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17519 | |
Abstract in Portuguese | Este artigo mobiliza a chamada “teoria ator-rede” para abordar a tecnologia de ultra-som obstétrico no Rio de Janeiro no início do século XXI como uma tecnologia ‘indispensável’ no acompanhamento pré-natal. Sem almejar compor uma lista exaustiva, o artigo põe em cena um elenco de elementos heterogêneos que agem em justaposição configurando a especificidade da tecnologia estudada, ensejando sua delimitação e nomeação. Os elementos híbridos aqui apresentados – aparelhagem, didatismo, tranqüilidade, oráculo, afetos, prestígio, mercado, mídia, patologia, purificação – são configurados e entendidos como agentes ou actantes híbridos que são simultaneamente 1) naturais mas sem formas definidas que estejam lá já previamente dadas para serem ‘simplesmente’ descobertas (formas de “coisas-em-si”); 2) coletivos mas não sociais se a este adjetivo for atribuído o sentido de pertencer a um mundo exclusivo de relações de “humanos-entresi”; e ainda 3) narrados mas não constituídos só pelo discurso. A performance deste trabalho é praticar um primeiro movimento de afastamento da tradição de grandes divisores tomados a priori, predominantes nos últimos séculos nos estudos do conhecimento dito moderno: natureza x sociedade, público x privado, coração x mente, ciência x crença, humano x não-humano, masculino x feminino, macro x micro, local x global. Interessa-nos especialmente que, na medida em que se obtém este afastamento, surgem / co-constroem-se outras paisagens para os estudos CTS (ciência-tecnologia-sociedade) no Brasil – nelas, em linguagem crua, o que existe é o que age, e só entidades híbridas têm a capacidade da ação. O passo seguinte deste trabalho, indicado mas não completado aqui, é estudar os lugares onde se passam as ações que configuram os elementos apresentados e por que meios (veículos materiais) eles se comunicam, articulam e agem uns sobre os outros. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Teoria ator-rede | en_US |
Subject in Portuguese | Ultra-som | en_US |
Subject in Portuguese | Tecnologia | en_US |
Subject in Portuguese | Rio de Janeiro | en_US |
Subject in Portuguese | Híbridos | en_US |
Subject in Portuguese | Estudos CTS | en_US |
Title | “Pra mim ... são as montanhas rochosas...” consumo, espetáculo e muito mais no ultrasom obstétrico no Rio de Janeiro da virada do século | en_US |
Alternative title | “…Those could just as well be the Rocky Mountains…”- Consumption, spectacularity and much more in obstetrical ultrasound in Rio de Janeiro at the turn of the century | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.3395/reciis.v3i4.217pt | |
Abstract | This work calls upon the so called ANT (actor-network theory) to approach the obstetric ultrasound technology as an ‘indispensable’ technology in prenatal monitoring in Rio de Janeiro at the turn of the 21st century. It does not envisage to build an exhaustive list but rather to perform a set of heterogeneous elements which by acting in juxtaposition configure the specificity of the studied technology, allowing for its delimitation and naming. The hybrid elements that are presented here - equipment, didacticism, assurance, oracle, affections, prestige, market, media, pathology, purification – are configured and understood as agents or actants which simultaneously are: 1) natural but without previously established forms that are already out there to be ‘simply’ discovered (not “things-in-themselves”); 2) collective but not social if this adjective refers to belonging to an exclusive world of relations of “humans-among-themselves”; and yet 3) narrated but not constituted solely by discourse. The purpose of this work is to perform a distance from the tradition of the great a priori dividers which predominate in the studies of the so-called modern knowledge in the last few centuries: natural x social, public x private, heart x mind, science x belief, human x non-human, male x female, macro x micro, local x global. Our special interest is that, to the extent that this distance is obtained, other landscapes can be reached by Brazilian and Latin American STS (science-technology-society studies) – there, to say it somewhat crudely, that which exists is that which acts, and only hybrids have the capacity to act. The next step of this work, here indicated but not completed, is to study where the actions that configure the above elements take place and by which means (material vehicles) they communicate, articulate and act one upon other among themselves. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Actor-network theory | en_US |
Subject | Ultrasound | en_US |
Subject | Technology | en_US |
Subject | Rio de Janeiro | en_US |
Subject | Hybrids | en_US |
Subject | Latin American STS | en_US |
e-ISSN | 1981-6278 | |