Author | Belmont, Rachel Saraiva | |
Author | Pereira, Marta Máximo | |
Author | Lemos, Evelyse dos Santos | |
Access date | 2017-03-07T16:12:53Z | |
Available date | 2017-03-07T16:12:53Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | BELMONT, Rachel Saraiva; PEREIRA, Marta Maximo; LEMOS, Evelyse dos Santos. Integrando Física e Educação Física em uma atividade investigativa na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Experiências em Ensino de Ciências, v.11, n.2, 12p, 2016. | pt_BR |
ISSN | 1982-2413 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17964 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo deste estudo foi identificar como uma atividade investigativa influencia a aprendizagem
significativa de conceitos comuns à Física e à Educação Física em um contexto interdisciplinar. Tratase
de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica com abordagem qualitativa na qual participaram
30 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro, Brasil.
A Teoria da Aprendizagem Significativa foi o principal referencial teórico e os registros obtidos
foram notas de campo, gravações em áudio e relatórios elaborados pelos estudantes. Os resultados
sugerem que a atividade investigativa, da forma como foi conduzida, tem potencial para favorecer a
aprendizagem significativa, pois foi planejada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos,
caracterizou-se como uma situação nova, promoveu motivação, favoreceu a negociação de
significados, oportunizando os alunos a pensarem com e sobre o conhecimento, formulando
perguntas, hipóteses e argumentando com conceitos científicos na tentativa de interpretar o fenômeno
observado, além de fornecer constante feedback a professora e alunos. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Universidade Federal de Mato Groso | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | ensino por investigação | pt_BR |
Subject in Portuguese | interdisciplinaridade | pt_BR |
Subject in Portuguese | negociação de significados | pt_BR |
Subject in Portuguese | ensino de ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | estratégias de ensino | pt_BR |
Title | Integrando Física e Educação Física em uma atividade investigativa na perspectiva daTeoria da Aprendizagem Siginificativa | pt_BR |
Alternative title | Integrating Physics and Physical Education in an inquiry-based activity on meaningful learning theory perspective | pt_BR |
Type | Article | |
Abstract | The aim of this study was to identify how an inquiry-based activity influences meaningful learning
of concepts common to physics and physical education in an interdisciplinary context. This is a
pedagogical intervention research in which 30 second year students from a High School class at a
public school in Rio de Janeiro, Brazil participated. Meaningful learning theory was the major
theoretical framework used and records were researcher’s field notes, audio recordings of class and
reports prepared by the students. The findings suggest that inquiry-based activity, as it was conducted,
has the potential to foster meaningful learning, because it was planned considering the students' prior
knowledge, was characterized as a new situation, promoted motivation, encouraged the negotiation
of meanings, provided opportunities for students to think with and about knowledge, formulating
questions, hypotheses and arguing with scientific concepts to attempt to interpret the observed
phenomenon and provide constant feedback to teacher and students. | pt_BR |
Affilliation | Universidade Salgado de Oliveira. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Atividade Física. Niterói, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. UnED Nova Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Subject | inquiry-based activity | pt_BR |
Subject | interdisciplinarity | pt_BR |
Subject | negotiation of meanings | pt_BR |
Subject | teaching science | pt_BR |
Subject | teaching strategies | pt_BR |