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Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
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- IOC - Artigos de Periódicos [12279]
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UMA ABORDAGEM CTS AO ENSINO DE CIÊNCIAS: OFICINA INTERATIVA SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO USO CIENTÍFICO DE ANIMAIS NO BRASIL
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica no Ensino Médio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Simulídeos e Oncocercose. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Simulídeos e Oncocercose. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Resumo
O artigo descreve uma oficina piloto, realizada com
17 estudantes de pedagogia de uma universidade
pública localizada na cidade do Rio de Janeiro, em
abril de 2009. A experiência ocorreu durante a aula
de Práticas de Ensino, com a finalidade de explorar
um tema controverso e atual – a regulamentação do
uso científico dos animais – utilizando uma estratégia
didática centrada na interação entre os participantes,
orientada pelo docente e apoiada por especialista.
Trata-se de um exemplo de atividade de ensino de
ciências inspirada na abordagem Ciência &
Tecnologia na Sociedade (Science & Technology in
Society – Projeto SATIS), experiência britânica
pioneira na elaboração de material didático de
ciências com enfoque Ciência, Tecnologia e
Sociedade (CTS). O relato tem como objetivo
apresentar um modo de introduzir novos conteúdos
curriculares no ensino de ciências, baseado na
colaboração entre docentes e especialistas que
buscam apoiar o desenvolvimento de uma educação
científica crítica e inquisidora.
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