Author | Oliveira, Marcio Sacramento de | |
Access date | 2017-05-17T13:59:41Z | |
Available date | 2017-05-17T13:59:41Z | |
Document date | 2013 | |
Citation | VELLOSO, Andrea; LANNES, Denise; BARROS, Solange. O papel do tutor na EaD... Tutoria a distância: diferentes funções, diferentes competências. Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 39, p. 1-7, out. 2013. | pt_BR |
ISSN | 19846290 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18942 | |
Abstract in Portuguese | Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e, principalmente, depois da internet, o conhecimento sistematizado, que tinha caráter estático, passou à condição de fluxo dinâmico e exigiu mudanças na postura dos sujeitos que lidam cotidianamente com ele. Entre esses sujeitos está o professor. Com a difusão das TICs, o diálogo ocorre mediatizado por diversas ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, modificando espaços de convivência e as formas de interação. É nesse âmbito de mudanças que se insere a Educação a Distância (EaD). Diante dessa nova configuração, em que o acesso ao conhecimento é cada vez mais democratizado, o professor necessita assumir novos papéis. Moran (2006) assinala que o papel fundamental desse novo professor é de orientador/mediador: orientador/mediador intelectual; orientador/mediador emocional; orientador/mediador gerencial e comunicacional e orientador/mediador ético. Dessa forma, a ação docente requer compreensão da lógica que permeia essas tecnologias e as mudanças promovidas na forma de ensinar e aprender os saberes necessários aos docentes envolvem não apenas o conhecimento técnico básico para a manipulação das ferramentas, mas também a reflexão sobre as mudanças que elas trazem ao processo ensinoaprendizagem (Arriada; Kist; Lanzarini; Rizzato, 2005). Essas novas atribuições conferidas ao professor independem do seu espaço de atuação – se presencial ou a distância. No que diz respeito à Educação a Distância, a necessidade de o professor assumir essas novas responsabilidades aumenta significativamente. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fundação CECIERJ | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação à Distância | pt_BR |
Subject in Portuguese | Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Trabalho Docente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Tutoria | pt_BR |
Title | O papel do tutor na EaD... Tutoria a distância: diferentes funções, diferentes competências | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde | pt_BR |
DeCS | Tecnologia da Informação | pt_BR |
DeCS | Educação a Distância | pt_BR |
DeCS | Mentores | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |