Author | Pereira, Ismael Soares | |
Author | Diniz Júnior, José | |
Access date | 2017-05-29T19:29:27Z | |
Available date | 2017-05-29T19:29:27Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | PEREIRA, Ismael Soares; DINIZ JÚNIOR, José. Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-16, jan./mar. 2017. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19039 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo da pesquisa em que se baseia este artigo é diagnosticar a competência em informação dos estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi concebida mediante aplicação de questionários a 37 alunos. Os resultados mostram que eles sabem como definir as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa. Evidenciam também que estão familiarizados com o uso de catálogos de bibliotecas, todavia afirmam sentir dificuldades de pesquisar nas bases remotas de dados. Foram identificadas como limitações para elaborar estratégias de busca eficientes o desconhecimento das funcionalidades dos operadores lógicos booleanos e de outros recursos de pesquisa. Conclui-se que para aprimorar a competência em informação dos alunos é necessário integrar ao currículo do curso, um módulo específico que trabalhe a internalização dessa competência. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Competência em informação | en_US |
Subject in Portuguese | Comportamento na busca de informação | en_US |
Subject in Portuguese | Gestão da informação | en_US |
Subject in Portuguese | Revisão de literatura como assunto | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino em saúde | en_US |
Title | Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte | en_US |
Alternative title | Information literacy in higher education: a study with undergraduate students in medicine of Escola Multicampi de Ciências Médicas in Rio Grande do Norte | en_US |
Alternative title | Competencia informacional en la educación superior: un estudio con discentes de graduación en medicina de la Escola Multicampi de Ciências Médicas en el estado del Rio Grande do Norte | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v11i1.1202 | |
Abstract | The objective of the research in which this article bases on is to identify the information literacy of the undergraduate students of the Escola Multicampi de Ciências Médicas (pludisciplinary university of medical sciences) in Rio Grande do Norte, Brazil. It is a descriptive study with a quantitative approach, in which the data collection was conceived through the application of questionnaires to 37 students. The results show that students know how to define the best keywords that represent the subject of a research problem. The students are accustomed to using library catalogs, yet they claim to have difficulty in searching the remote databases. The ignorance of the functionalities of the Boolean logical operators and of other research resources were identified as limitations to elaborate efficient search strategies. It is concluded that in order to improve the students’ information literacy it is necessary to integrate in the curriculum of the course a specific module that works to internalize this competence. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El objetivo de esta pesquisa es diagnosticar la competencia informacional de los alumnos del Grado en Medicina de la Escola Multicampi de Ciências Médicas (Universidad pluridisciplinaria de Ciencias Médicas) del Rio Grande do Norte. Se trata de un estudio descriptivo con enfoque cuantitativo, en que la recolección de datos fue realizada mediante la aplicación de cuestionarios a 37 estudiantes. Los resultados muestran que ellos saben cómo definir las palabras clave que mejor representan el asunto de un problema de investigación. También se muestran familiarizados con el uso de los catálogos de bibliotecas, pero afirman tener dificultad en hacer la investigación en bases de datos remotas. Fueron identificadas como restricciones para desarrollar estrategias efectivas de búsqueda el desconocimiento de la funcionalidad de los operadores lógicos booleanos y otros recursos de investigación. Se concluye que para mejorar la competencia en información de los estudiantes es necesario integrar en el currículo del curso un módulo especifico para la interiorización de esta competencia. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Natal, RN, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Natal, RN, Brasil. | |
Subject | Information competence | en_US |
Subject | Information seeking behavior | en_US |
Subject | Information management | en_US |
Subject | Review literature as topic | en_US |
Subject | Health education | en_US |
Subject in Spanish | Competencia en información | en_US |
Subject in Spanish | Conducta en la búsqueda de información | en_US |
Subject in Spanish | Gestión de la información | en_US |
Subject in Spanish | Revisión literaria como asunto | en_US |
Subject in Spanish | Educación en salud | en_US |
e-ISSN | 1981-6278 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |