Advisor | Köptcke, Luciana Sepúlveda | |
Author | Braga, Maria do Rosário de Assumpçäo | |
Access date | 2017-07-07T14:23:46Z | |
Available date | 2017-07-07T14:23:46Z | |
Document date | 2004 | |
Citation | BRAGA, Maria do Rosário de Assumpçäo. Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência. 2004. 230 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2004. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19765 | |
Abstract in Portuguese | Esta dissertação procura ser um estudo exploratório das características das Relações entre Arte e Ciência nos Centros e Museus de Ciência entre os anos de 1969 e 2000. Com o estudo percebeu-se a recorrência de três tipos de relação, independente da manifestação artística concretizada nestes espaços: uma relação de apoio estético, ilustração ou informação, que foi denominada neste trabalho “Relação com a Arte Exposta ou Apresentada”, uma relação de utilização ou suporte, aqui denominada “Arte como Suporte de Conteúdos Científicos” e uma relação de troca, complementaridade, aqui denominada “Arte e Ciência como propositoras/provocadoras de experiências”. O referencial teórico foi o trabalho de Pierre Bourdieu (1930-2003), desde o momento em que foi necessário delimitar o objeto a ser pesquisado, quando nos vimos frente à opção de estudar mais extensivamente o “conjunto dos elementos pertinentes do objeto construído”. Neste trabalho, nos guiamos pelo que Bourdieu denomina de “espaço dos possíveis”, a definição de um sistema de coordenadas que situe e relacione os agentes/atores envolvidos nas práticas e reflexões que relacionam Arte e Ciência no espaço do Museu ou Centro de Ciência no período mencionado. O modo de pensar relacional de Bourdieu, se dá a partir da formação de campos. Neste trabalho estaremos enfocando o campo artístico e o campo científico. São propostas algumas razões para a existência destas categorias, resultado da análise bibliográfica sobre os temas Arte, Ciência e a construção de suas relações. Enfocamos ainda o tema Museu enquanto instituição frente às mudanças histórico-sociais e ao surgimento dos Centros de Ciência, procurando identificar as interações existentes que potencializam a prática e reflexão da Arte nos espaços de memória e divulgação da Ciência. Para complementar a análise bibliográfica, foi efetuada uma dinâmica de escuta de atores/agentes dos campos relacionados ao tema, focada nas instituições ligadas à quatro associações de museus: a ABCMC, a Red POP, a ASTC e o ICOM. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Museus de ciência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Centros de ciência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Arte e ciência | pt_BR |
Title | Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2004 | |
Defense Institution | Fundaçäo Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde | pt_BR |
Abstract | The present work intends to be an exploratory research about the relationships among Art and Science in the space of Museum and Science Centers, in the period between 1969 and 2000. It is focused in the institutions of four associations of museums and science centers: the Brazilian ABCMC, the Latino-American Red POP, the predominant American ASTC and the world wide ICOM. The research was performed with actors of this field, and in the process of understanding the answers, it was possible to notice that a big number of institutions have these relationships with Art as usual practice. It could be noticed also the occurrence of three main relations, in spite of the kind of work of art was chosen by the institution for being exposed, presented or processed, (mainly of Visual Arts and Scenic Arts). The three main categories reflects the existence of Art as a shown work for decorative aesthetics or pleasure, establishing a relation of environmental information, illustration or being; the use of art as a media for contents of Science, and indicates also the presence of a synergetic relation, when both Art and Science are proposing or provoking experiences with the public of the Museums and Science Centers. The work develops a thought based on Bourdieu(1930-2003), theories of fields to understand which may be the reasons for happening these three main categories. It was based on bibliographic analyses and helps us to investigate the individual and socio cultural perceptions, possibilities, interests, determinations and necessities to indicate one of the three categories in the practice of the museum or science center. It objects also to think about the meaning of these relationships to Art, to Science and to our socie ties as well as perceive the dynamic of the artistic and scientific fields about the question. The first results of the research were partially presented at the 8th Meeting of Red POP in Leon Mexico, in 2003, with the intention of developing a deep listening of the different actors of this field. The debates about the theme provided many tools for looking critically at the question, which added the acquired knowledge in the History of Health Science pos graduation. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
DeCS | Ciência | pt_BR |
DeCS | Arte | pt_BR |
DeCS | Museus | pt_BR |
DeCS | Exposições Científicas | pt_BR |