Advisor | Rego, Sergio Tavares de Almeida | |
Author | Campany, Luciana Narciso da Silva | |
Access date | 2017-09-11T15:06:47Z | |
Available date | 2017-09-11T15:06:47Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | CAMPANY, Luciana Narciso da Silva. O profissionalismo na formação superior em saúde: uma análise sobre a graduação em odontologia. 2016. 188 f. Tese (Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20939 | |
Abstract in Portuguese | Esta tese foi desenvolvida com o objetivo de analisar a formação de cirurgiões-dentistas, a partir do conceito de profissionalismo, que contempla a aquisição de expertise, ética e a prestação de serviço. Teve como base uma pesquisa qualitativa, realizada com professores, alunos e responsável pela coordenação da graduação, em um dos cursos públicos de odontologia do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas individuais, grupo focal, observação participante e diário de campo. Os resultados mostraram que os métodos de avaliação empregados contribuem para o estabelecimento de relações abusivas com os pacientes da clínica de ensino, nas quais podem ser equiparados a objetos de consumo usados para fins de aprovação acadêmica. A aquisição de expertise apresenta-se comprometida na Instituição de Ensino Superior pelo curto período de duração do curso, pelas divergências entre o agir em saúde de parte dos docentes e ensinamentos teóricos ministrados, quando os alunos são impedidos de realizar procedimentos que lhes caberia executar. A ética está comprometida quando autonomia e confidencialidade da atenção são violadas, quando ocorre negativa de assistência emergencial por indisponibilidade financeira do paciente, quando se trabalha com a perspectiva de que os usuários da clínica de ensino devem se contentar com serviços de baixa qualidade e inacabados e quando não há compromisso com as responsabilidades profissionais por parte de alunos e/ou professores. O serviço sofre comprometimento quando ocorrem barreiras ao fluxo dos pacientes e descontinuidade da assistência sem que haja resolutividade das necessidades em saúde dos pacientes.
Ainda persiste um modelo de conformação profissional pautado no tecnicismo, na assistência curativa e na aquisição de conhecimento teórico, enquanto discussões sobre conduta profissional ética se restringem, quase que em absoluto, ao estudo das responsabilidades civis, sob a perspectiva da ética de ontológica. Urge a necessidade de desconstrução desse modelo hegemônico de educação em odontologia e de realização da inclusão da dimensão ética da formação, aplicada à uma práxis reflexiva que promova no discente o desenvolvimento do senso crítico e da autoavaliação, com o objetivo de que se capacite a realizar a melhoria contínua da sua oferta de serviço. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Title | O profissionalismo na formação superior em saúde: uma análise sobre a graduação em odontologia | pt_BR |
Alternative title | Professionalism in the education of health: an analysis of the undergraduate dentistry | en_US |
Type | Thesis | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva | pt_BR |
Co-Advisor | Ribeiro, Carlos Dimas Martins | |
Abstract | This dissertation has been developed in order to analyze the preparation of graduates in dentistry from the concept of professionalism, which envolves the expertise, ethics and service providing. It was based on a qualitative research conducted among students, teachers and the coordinator of the program in one of the public Schools of Dentistry in Rio de Janeiro. Data collection methods used in this research was in-depth interviews, focus groups, intense observation and field diary. The results showed that the graduate s assessment method contributes to estabilish an abusive relationship between students and dental care clinic patients, where patients can be seen by the students as consumer objects necessary to their academic approval. Dental students' knowledge acquisition has been compromised by the reduced graduate program period, by the discrepancies between acting in health and taught theoretical lessons on the part of teachers, and when students were unable to perform procedures that would be up them to perform. Ethitcs has been compromised when detal care authonomy and confidentiality were violated, when there was a denial of providing emergency care due to the financial inability of the patient, when is accepted the clinic costumers the must be settle for low quality or unfinished services and when there is no commitment to professional responsibility on the part of students and / or teachers. The service has been compromised when there were barriers to the flow of patients and interruptions of the service before finishing the threatment.
There is still a professional shaping standard based on technical aspects, in curative dentistry and expertise acquisition, while discussions on professional ethical conduct restricted, almost at all, to civil liabilities study under the deontological ethics perspective. There is an urgent need to deconstruct that hegemonic model of education in dentistry and to include the ethical dimension applied to a reflective practice that promotes the critical thinking and self-evaluation mindset in the graduates, in order of enabling them to perform the continuous improvement of the service they deliver. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Ética Profissional | pt_BR |
DeCS | Odontologia | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |