Advisor | Schall, Virgínia Torres | |
Author | Diniz, Maria Cecilia Pinto | |
Access date | 2017-09-18T17:57:00Z | |
Available date | 2017-09-18T17:57:00Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | DINIZ, Maria Cecília Pinto. A trajetória profissional de Hortênsia de Hollanda: resgate histórico para a compreensão da Educação em Saúde no Brasil. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde na área de concentração: Saúde Coletiva) - Centro de Pesquisas René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, 2007. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/21047 | |
Abstract in Portuguese | O trabalho que se segue tem dois propósitos centrais: o de promover uma análise biográfica da vida profissional de Hortênsia Hurpia de Hollanda e dar visibilidade ao seu papel de vanguarda na educação em saúde no Brasil; e o de refletir sobre algumas questões mais amplas que perpassam a sua trajetória profissional, enriquecendo a compreensão da área. A trajetória metodológica trilhada para este. estudo incluiu a coleta de documentos, pesquisa de evidências orais e estudo exploratório do livro organizado por Hollanda, intitulado “Saúde, como Compreensão de Vida”. A trajetória profissional da educadora é apresentada, recompondo as principais informações sobre o processo de sua formação profissional, cargos ocupados e atividades. Três momentos de destaque na vida profissional de Hollanda são focalizados: o ingresso no Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERu); a pesquisa realizada com populações das áreas endêmicas de esquistossomose e doença de Chagas, no nordeste do Brasil (Varjão e Mandacarú, bairros do interior de João Pessoa, Paraíba) e a pesquisa de Capim Branco, MG. Três principais materiais da educadora foram analisados: (1) um manuscrito que é a transcrição de uma aula proferida no Curso de Atualização de Conhecimentos sobre Endemias Rurais, na Faculdade Fluminense de Medicina, datado de 1956; (2) o “Saúde: Meio ambiente e Comportamento – Guia para a Saúde na Amazônia”, escrito em parceria com Evany Gualberto, que aborda alguns problemas de saúde mais comuns da região Amazônica nas décadas de 1960 e 1970 – época em que. provavelmente foi produzido; (3) o “Saúde, como Compreensão de Vida” (MS/DNES-MEC/PREMEM, 1977), coordenado por Hollanda, com a participação de diversos profissionais da área da saúde e educação. Descreve-se ainda a importância da formação e atividade de um grupo de profissionais da Saúde Pública no Brasil, que liderados por Hortênsia de Hollanda, foram capazes de estabelecer uma verdadeira. revolução na educação popular, resgatando valores, realizando pesquisas e desenvolvendo trabalhos comunitários. | pt_BR |
Sponsorship | CAPES | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Pessoas Famosas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Prática Profissional | pt_BR |
Title | A trajetória profissional de Hortênsia de Hollanda: resgate histórico para a compreensão da educação em saúde no Brasil | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2007 | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou | pt_BR |
Place of Defense | Belo Horizonte/MG | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
Co-Advisor | Figueiredo, Betânia Gonçalves | |
Abstract | The present study involves two main proposals. One is to produce a biographical analysis of the professional life of Hortênsia Hurpia de Hollanda, giving visibility to her leading role in Health Education in Brazil. And, to reflect on some broader issues that marked her professional trajectory and helped to enrich the study of Health Education. The methodological approach included the collection of documents, the search of oral evidence and an exploratory study of the book “Health as a Comprehension of Life”. Hollanda's professional life was reconstructed, providing the main information on her training, positions occupied by her and carried out activities. This work focused on three highlights of Hollanda’s professional life: her entry into the Brazilian National Department of Rural Endemics (DNERu); her research with populations of endemic areas for Schistosomiasis and Chagas Disease in two urban districts of the Northeast region of Brazil known as Varjão and Mandacam, in João Pessoa, capital of Paraíba State; and another research in Capim Branco City in Minas Gerais State. This work analyzed three of her main written works: (1) a 1956 manuscript which is a transcript of a lecture given by Hollanda in an Actualization Course on Rural Endemics, pronounced at a medical school of Rio de Janeiro; (2) a book called “Health: Environment and Behavior, Guidelines for Health in the Amazon”, co-authored by Evany Gualberto, describing health problems in the Amazon Area during 1960 and 1970 - presumably the period the material was produced; and (3) the book “Health as a Comprehension of Life” (MS/DNES - MEC/PREMEM, 1977), a work coordinated by Hollanda with the participation of various health and education professionals. This work also shows the importance of a group of public health professionals in Brazil lead by Hortênsia de Hollanda. They were capable of establishing a real revolution in popular education, bringing back old values and carrying out research and community health works. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil. | pt_BR |
Member of the board | Schall, Virgínia Torres | |
Member of the board | Oliveira, Bernardo Jefferson de | |
Member of the board | Gadelha, Paulo | |
Member of the board | Campos, Regina Helena de Freitas | |
Member of the board | Marques, Rita de Cássia | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |