Author | Laguardia, Josué | |
Author | Machado, Rejane Ramos | |
Author | Coutinho, Eliana | |
Access date | 2011-04-30T17:18:15Z | |
Available date | 2011-04-30T17:18:15Z | |
Document date | 2010 | |
Citation | DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.11, n.4, ago, 2010 | en_US |
ISSN | 1517-3801 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2257 | |
Abstract in Portuguese | Com a introdução de novas ferramentas de comunicação na educação, a interação entre participantes do processo de aprendizado online tornou-se fundamental na concepção de estratégias pedagógicas, pois permite que os alunos aprendam de forma colaborativa. Este estudo é uma pesquisa descritiva que tem como objetivo identificar na literatura científica os fatores que influenciam a interação dos participantes na comunicação assíncrona. Na revisão sistemática os documentos foram examinados por tipo de estudo, população, hipótese, achados e limitações, considerando a eficácia do aprendizado a partir das interações nos ambientes virtuais e o uso da comunicação assíncrona nos cursos de pós-graduação. Os achados dos estudos foram agrupados segundo as seguintes categorias: ambiente e comunicação mediada por computador, tutoria, estratégias pedagógicas dos tutores, habilidades cognitivas e metacognitivas e integração. Concluiu-se que o uso de tecnologias nos ambientes virtuais de aprendizado facilita a reflexão e melhora a participação e a comunicação dos alunos e que a comunicação online é efetiva na construção do conhecimento dos alunos e no desenvolvimento do pensamento crítico | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Comunicação mediada por computador | en_US |
Subject in Portuguese | Interação | en_US |
Subject in Portuguese | Ambientes virtuais de aprendizado | en_US |
Subject in Portuguese | Comunicação assíncrona | en_US |
Subject in Portuguese | Estratégias pedagógicas | en_US |
Title | Interação e comunicação em ambientes virtuais de aprendizado | en_US |
Alternative title | Interaction and communication in virtual environments of learning | en_US |
Type | Article | en_US |
Abstract | With the introduction of new communication tools in education, the interaction between participants of an online learning process became central for teaching strategies design, as it allows students to learn collaboratively. This study is a descriptive research that aims to identify in scientific literature factors that influence the participants interaction in an asynchronous communication. In the systematic review documents were analysed by type of study, population, hypothesis, findings and limitations, considering the effectiveness of learning from the point of view of interactions in virtual environments and the use of asynchronous communication in graduate school. The sudies findings were grouped into the following categories: environmental and computer-mediated communication, tutors, tutors teaching strategies, cognitive and metacognitive and integration. Conclusion: the use of technology in virtual learning environments facilitate reflection and improves students’ participation. Besides the online communication is effective in construction of students' knowledge and development of their critical thinking | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Laboratório de Informação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Biblioteca de Ciências Biomédicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | en_US |
Subject | Computer mediated communication | en_US |
Subject | Interation | en_US |
Subject | Virtual environments of learning | en_US |
Subject | Asyinchronous communication | en_US |
Subject | Pedagogical estrategies | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |