Advisor | Hochman, Gilberto | |
Author | Narciso, Anderson José de Almeida | |
Access date | 2018-01-23T18:47:32Z | |
Available date | 2018-01-23T18:47:32Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | NARCISO, Anderson José de Almeida. A medicina vai à escola: ideias e práticas de saúde nos grupos escolares em Juiz de Fora, Minas Gerais (1906-1929). 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24009 | |
Abstract in Portuguese | A dissertação analisa a higiene escolar a partir do debate médico e educacional em Minas Gerais na Primeira República. O foco da pesquisa recai sobre a criação e funcionamento dos Grupos Escolares na cidade de Juiz de Fora a partir de 1907, ano em que foram inaugurados os primeiros grupos. O objetivo é analisar a trajetória da saúde na escola e da higiene escolar a partir da lei que criou os grupos escolares em Minas Gerais, em 1906, apontando as modificações que essa sofreu ao longo da Primeira República. Nesse período, os médicos, dentistas e educadores protagonizaram debates sobre o papel da escola na difusão de preceitos de higiene e saúde, analisados nesta dissertação pelos seus discursos e ações noticiados em periódicos locais, publicações associativas, boletins médicos e relatórios enviados ao governo do estado. A dissertação ressalta a importância da participação de médicos e dentistas na persuasão da sociedade e na implementação da inspeção médica escolar e dos gabinetes dentários. Essa foi apresentada como uma convergência entre os ideais republicanos de alcançar o progresso via educação e mudanças de hábitos tradicionais e as demandas dos próprios educadores por um novo modelo escolar. Os grupos escolares ofereceram uma oportunidade aos médicos e dentistas de incrementarem sua visibilidade e legitimidade social e política na sociedade juiz-forana. A nova escola é compreendida como uma espécie de vitrine da modernidade que abriria as portas da sociedade para o progresso e, também, dos consultórios médicos, farmácias e gabinetes odontológicos para uma nova e potencial clientela. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Higiene e saúde | |
Subject in Portuguese | Promoção da saúde | |
Subject in Portuguese | Escola | |
Title | A medicina vai à escola: ideias e práticas de saúde nos grupos escolares em Juiz de Fora, Minas Gerais (1906-1929) | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2016 | |
Departament | Casa de Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde | |
Abstract | This dissertation intends to investigate some practices, knowledges and psychiatric categories in three individual experiences of madness, murder and simulation of madness in the beginning of the XXth century in Rio de Janeiro. The medical agents involved in these cases were related to the main psychiatric spaces and institutions in town: the Police Medical Department, the Observation Pavilion of Rio de Janeiro's ' Asylum of Aliened, Rio de Janeiro's ' Asylum of Aliened and its “Lombroso Section”, Forensic Hospital´ embryo. However, we intend not to forget the experiences of these agents ensnared by psychiatry, their trajectories and experiences, perceptions and sufferings, as well as the speech of other agents about these cases, the press and expressive intellectuals of the period. We try, on one
hand, to comprehend some of the main social and cultural influxes about the psychiatric practice produced in the summed spaces. On the other hand, we try to situate some conflicts and questions internal to psychiatry at that moment, analyzing its strategies in the construction of the diagnostic of simulation of madness and its heterogeneityes of conceptions in the construction of some mental illness categories. The cases studied here have some ingredients in common, like: the homicide crime, the press intervention, the public commotion, the tragic and, mainly, the intercourse of psychiatric-medical knowledge. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Hygiene and health | |
Subject | Health promotion | |
Subject | School | |
DeCS | Serviços de Saúde Escolar/história | pt_BR |
DeCS | História do Século XX | pt_BR |
DeCS | Brasil | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |