Advisor | Vilaça, Murilo Mariano | pt_BR |
Author | Esteves, Maria Madalena Soares de Souza | |
Access date | 2018-01-26T16:16:01Z | |
Available date | 2018-01-26T16:16:01Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | ESTEVES, Maria Madalena Soares de Souza. Produtivismo acadêmico no Brasil: uma abordagem introdutória dos parâmetros da avaliação da pós-graduação e dos seus possíveis efeitos. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24088 | |
Abstract in Portuguese | O tema do produtivismo acadêmico nesta dissertação se desenvolveu a partir da percepção de a importância da produção literária científica se traduzir no meio de aplicação análoga do modelo produtivista industrial à produção acadêmica, e as pressões decorrentes desta
imposição. Foi utilizado o método científico dialético, com pesquisa de natureza aplicada,
qualitativa e descritiva, com a Análise de Conteúdo como técnica de organização e análise do
material selecionado a partir da pesquisa a artigos, dissertações e teses com as palavras “produtivismo” e “acadêmico”, publicados por autores nacionais em língua portuguesa, por considerar as especificidades brasileiras quanto à sua história, concepção econômica e sistema jurídico e de governo. Os resultados apontaram para o desejo de reconhecimento como ferramenta para obter do pesquisador o aumento de sua produção, desconsiderando a qualidade de vida, a saúde e a dignidade do pesquisador e para a importância da dimensão mórbida do produtivismo, fenômeno que aparece diante da forma que cada pesquisador e a organização científica em geral tratam o novo modelo avaliativo, principalmente diante da adesão, por sua própria autonomia e manifestação de vontade, ao protagonismo desta desconsideração, inclusive
quanto à ética e até mesmo ao seu próprio bem-estar, por acreditar que os fins que pretende
alcançar são mais importantes. Ou seja, não só o sistema transforma o pesquisador em instrumento de produção: muitas vezes ele também instrumentaliza a si e a seus pares para atender
a tais exigências. Diante deste cenário, o assédio moral organizacional é trazido como chave
analítica, tendo as preocupações do campo da Saúde do Trabalhador como cenário e suas considerações sobre o tempo de trabalho e tempo de lazer diante das revoluções tecnológicas.
Concluiu-se pela necessidade de promover o ajuste que se entender necessário a partir do diagnóstico de existência de uma patologia, o que se conseguirá com a reflexão sobre a construção de novas políticas de avaliação considerando todos os aspectos relevantes tanto para os
pesquisadores quanto para o desenvolvimento coletivo, científico, social e econômico, garantindo que a ciência brasileira ocupe seu lugar de valor na comunidade internacional, mesmo
considerando seu início tardio e ainda recente, a partir do enriquecimento dos debates quanto
à metodologia e desenvolvimento da pesquisa e da carreira acadêmica, mantendo em primeiro
plano a ética mais adequada, as limitações do Estado e o desenvolvimento da ciência, possibilitando o seu próprio crescimento e o daqueles que nela têm o seu ofício. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Pesquisadores | |
Subject in Portuguese | Assédio não Sexual | |
Subject in Portuguese | Atividades Científicas e Tecnológicas | |
Subject in Portuguese | Indicadores de Produção Científica | |
Title | Produtivismo acadêmico no Brasil: uma abordagem introdutória dos parâmetros da avaliação da pós-graduação e dos seus possíveis efeitos | pt_BR |
Alternative title | Academic productivism in Brazil: an introductory approach to the parameters of postgraduate evaluation and its possible effects | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva | pt_BR |
Abstract | The theme of academic productivism in this dissertation developed from the perception of scientific literary production importance into an analogous application of the industrial
productivist model to academic production and the pressures resulting from this imposition. It
was used the dialectical scientific method, with applied research, qualitative and descriptive,
with Content Analysis as a technique of organization and analysis of the material selected
from the research to articles, dissertations and theses with the words “productivism” and “academic”, published by national authors in portuguese language, considering the brazilian
specificities as to their history, economic conception and legal and governmental system. The
results pointed to the desire for recognition as a tool to obtain from the researcher the increase
of his production, disregarding researcher’s life quality, health and dignity and the importance
of the morbid dimension of productivism, a phenomenon that appears by the way in which
each researcher and the scientific organization in general deal with the new evaluative model,
especially when the researcher’s adhesion, through its own autonomy and will manifestation,
to the protagonism of this disregard, including ethics and even his own well-being, for believe
that the ends you want to achieve are more important. In another words, not only does the
system transform the researcher into an instrument of production: he often also equips himself
and his peers to attend such demands. Given this scenario, organizational harassment is
brought as an analytical key, with the concerns of the Occupational Health field as its scenario
and its considerations about working time and leisure time, in the face of technological revolutions. It was concluded that there is a need to promote the adjustment that is deemed necessary from the diagnosis of the existence of a pathology, which will be achieved by reflecting
on the construction of new evaluation policies considering all relevant aspects to both, researchers and collective, scientific, social and economic development, ensuring that brazilian
science occupies its place of value in the international community, even considering its late
and recent beginning, from the enrichment of the debates regarding methodology and development of research and academic career, keeping in the foreground the most appropriate ethics, the limitations of the State and the development of science, enabling its own growth and
that of those who works on it. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Research Personnel | |
Subject | Harassment, Non-Sexual | |
Subject | Scientific and Technical Activities | |
Subject | Scientific Publication Indicators | |
DeCS | Pesquisadores | pt_BR |
DeCS | Assédio não Sexual | pt_BR |
DeCS | Atividades Científicas e Tecnológicas | pt_BR |
DeCS | Indicadores de Produção Científica | pt_BR |