Advisor | Souza, Nathália Paula de | |
Author | Bezerra, Hassyla Maria de Carvalho | |
Access date | 2018-01-30T14:01:14Z | |
Available date | 2018-01-30T14:01:14Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | BEZERRA, Hassyla Maria de Carvalho. Estrutura e processo de trabalho relacionados às práticas educativas voltadas para hipertensos e diabéticos na Estratégia Saúde da Família em Pernambuco. 2017. 18 f. TCC (Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Instituto Aggeu Magalhães, Recife, 2017. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24163 | |
Abstract in Portuguese | O presente estudo teve como objetivo avaliar a estrutura e processos de trabalho relacionados às práticas educativas voltadas para hipertensos e diabéticos e realizadas pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Pernambuco. Trata-se de um estudo transversal e analítico com base nos dados da pesquisa SERVIDIAH - Avaliação de Serviços de atenção à saúde para diabéticos e hipertensos no âmbito do Programa de Saúde da Família, desenvolvida no estado de Pernambuco entre novembro de 2009 e dezembro de 2010. A pesquisa abrangeu 207 ESF das quais 16 eram de municípios de pequeno porte, 16 de médio porte e 3 de grande porte. A partir do banco de dados SERVIDIAH direcionado aos profissionais, foram selecionadas variáveis de estrutura e processo para a avaliação das práticas educativas realizadas. Participaram da pesquisa 207 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 207 profissionais de nível superior, dentre eles médicos e enfermeiros. A maioria das ESF (75,2 por cento, n=155) não possuía salas para reuniões e mais da metade (53,1 por cento; n= 26) foram consideradas inadequadas para a função. Aproximadamente 89 por cento dos médicos ou enfermeiros e 94 por cento dos ACS desenvolviam atividades educativas direcionadas à promoção da saúde, a prevenção e ao controle da Hipertensão Arterial (HA) e Diabetes Mellitus (DM). Entre as estratégias educativas mais utilizadas destacaram-se a abordagem individual, palestras e atividades em grupo. Houve diferenças significativas entre os portes dos municípios na realização de grupos, com predominância nos de grande porte. Percebe-se a necessidade de ruptura do modelo biomédico ainda presente, focado na assistência individual e curativista, precisando assim da incorporação de práticas de promoção a saúde que considerem a realidade da população e promovam o autocuidado | pt_BR |
Sponsorship | FACEPE, CNPq e Fiocruz | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estratégia Saúde da Família | pt_BR |
Subject in Portuguese | Pessoal de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Hipertensão | pt_BR |
Subject in Portuguese | Diabetes | pt_BR |
Title | Estrutura e processo de trabalho relacionados às práticas educativas voltadas para hipertensos e diabéticos na Estratégia Saúde da Família em Pernambuco | pt_BR |
Alternative title | Structure and work processes related to educational practices directed to hypertensive and diabetic patients and performed by Family Health Strategy (FHS) professionals in Pernambuco | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense date | 2017-05-17 | |
Departament | Departamento de Saúde Coletiva | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães | |
Place of Defense | Recife/PE | |
Program | Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva | pt_BR |
Abstract | This study aimed to evaluate the structure and work processes related to educational practices directed to hypertensive and diabetic patients and performed by Family Health Strategy (FHS) professionals in Pernambuco. It is a cross-sectional study that used the database of the SERVIDIAH study "Evaluation of health care services for diabetic and hypertensive patients attended by the Family Health Program", conducted in the state of Pernambuco, Brazil from November 2009 to December 2010. The study covered 207 ESF in 16 small, 16 medium and 3 large cities. From the part of SERVIDIAH directed to professionals, structure variables and process for the evaluation of educational practices were selected. There were 207 Community Health Agents (CHA) and 207 doctors or nurses who were interviewed. Most of the FHS teams (75.2%, n = 155) did not have meeting rooms and when they did, more than half (53.1%; n = 26) were considered unsuitable for the role. Approximately 89% of the doctors or nurses and 94% of CHA developed educational activities directed to the promotion of health, prevention and control of hypertension and diabetes. Among the educational strategies used were the individual approach, lectures and group activities. There were significant differences between the sizes of the cities for group activities. The study shows the need to break from the still present biomedical model, focused on curative and individual assistance, and to incorporate health promotion practices that consider the reality of the population and promote self-care. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil. | |
Subject | Health education | pt_BR |
Subject | Family Health Strategy | pt_BR |
Subject | Health Personnel | pt_BR |
Subject | Hypertension | pt_BR |
Subject | Diabetes | pt_BR |
Member of the board | Souza, Nathália Paula de | |
Member of the board | Cesse, Eduarda Ângela Pessoa | |
Member of the board | Carvalho, Silvia Pereira da Silva de | |
DeCS | Educação em saúde | pt_BR |
DeCS | Estratégia Saúde da Família | pt_BR |
DeCS | Pessoal de Saúde | pt_BR |
DeCS | Hipertensão | pt_BR |
DeCS | Diabetes Mellitus | pt_BR |
DeCS | Estrutura dos Serviços | pt_BR |
DeCS | Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde) | pt_BR |
DeCS | Promoção da saúde | pt_BR |
DeCS | Serviços de saúde | pt_BR |
DeCS | Avaliação em saúde | pt_BR |
DeCS | Planos e programas de saúde | pt_BR |
DeCS | Planos Governamentais de Saúde | pt_BR |
DeCS | Brasil | pt_BR |
DeCS | Estudos Transversais | pt_BR |
Embargo date | 2020-07-04 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |