Advisor | Lima, Luciana Dias de | pt_BR |
Author | Vianna, Renata Pestana | |
Access date | 2018-01-31T14:09:22Z | |
Available date | 2018-01-31T14:09:22Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | VIANNA, Renata Pestana. Colegiados de gestão regional no Estado do Rio de Janeiro: atores, estratégias e negociação intergovernamental. 2012. 155 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2012. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24295 | |
Abstract in Portuguese | Esse estudo analisou a conformação dos Colegiados de Gestão Regional (CGR)
no estado do Rio de Janeiro, no contexto do Pacto pela Saúde, a partir de quatro
dimensões principais: indução e implantação inicial, institucionalidade, processo
político e padrões de relacionamento (intergovernamental e entre organismos de gestão
compartilhada) e capacidade de atuação dos CGR.
Foram identificados os principais atores envolvidos e as estratégias utilizadas
no processo de implantação, bem como a dinâmica de funcionamento e o conteúdo das
negociações nessas instâncias regionais.
Realizou-se, também, um mapeamento dos condicionantes históricos, estruturais
e político-institucionais do processo de regionalização em saúde no estado, tendo em
vista que tais aspectos influenciam a forma como a política é conduzida nesse estado.
A implantação dos CGR no Rio de Janeiro ocorreu tardiamente se comparado a
outros estados do Brasil, acompanhando, no entanto, o padrão de desenvolvimento das
políticas de regionalização no estado. Em 2009, foram promovidas pela Secretaria
Estadual de Saúde, em parceria com o COSEMS-RJ, oficinas regionais que se
desdobraram na conformação de dez CGR. Percebeu-se que o funcionamento dessas
instâncias de negociação e pactuação intergovernamental apresentou variações entre as
regiões, relacionadas, principalmente, à pré-existência de práticas de planejamento,
estruturas e mecanismos de co-gestão regional.
Em relação às potencialidades e desafios dos CGR, observou-se que, embora
constituídas recentemente, essas instâncias lograram promover maior aproximação e
integração entre os entes governamentais nos espaços regionais. Além disso,
favoreceram a troca de experiência e o aprendizado entre os gestores, particularmente
em relação às políticas públicas de saúde (federais e estaduais). No entanto, o trabalho
empírico sugere que ainda é preciso avançar no que diz respeito ao desenvolvimento de
uma cultura de planejamento regional, que possibilite maior autonomia das regiões no
desenvolvimento de políticas ajustadas às suas próprias realidades. Nesse processo, a
função indutora e coordenadora atribuída à esfera estadual será de extrema importância. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Regionalização | |
Subject in Portuguese | Planejamento Regional | |
Subject in Portuguese | Relações Intergovernamentais | |
Subject in Portuguese | Colegiado de Gestão Regional | |
Title | Colegiados de gestão regional no Estado do Rio de Janeiro: atores, estratégias e negociação intergovernamental | pt_BR |
Alternative title | Regional management boards in the State of Rio de Janeiro: actors, strategies and intergovernmental negotiation | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | |
Abstract | This study examinated the conformation of the Regional Management Boards
(CGR) in the state of Rio de Janeiro, on the Health Pact context, from four main
dimensions: induction and initial implantation, institutionality, political process and
relation patterns (intergovernmental and between co-management organizations) and
capacity of action of CGR.
It were identified the main actors involver, the strategies used in the implantation
process, the dynamics of the operation and the content of negotiations in these regional
organizations.
It also performed a mapping of historical, structural and political-institutional
conditions of the process of regionalization in health in the State of Rio de Janeiro.
The implantation of CGR in Rio de Janeiro occurred late compared to other
states of Brazil, following, however, the pattern of development of regionalization
policies in the state. In 2009, were promoted by the Secretary of State for Health, in
association with COSEMS-RJ, regional workshops, from which ten CGR were
conformed. It was noticed that the functioning of these instances of intergovernmental
negotiation varied between regions, mainly related to pre-existence of planning
practices, structures and mechanisms for regional co-management.
In relation to the potential and challenges of the CGR, it was observed that,
although recently established, these instances have succeeded in promoting greater
proximity and integration among government entities in regional areas. In addition,
favored the exchange of experience and learning among managers, particularly in
relation to public health policies (federal and state). Nevertheless, empirical work
suggests the need for develop a culture of regional planning, which allows greater
autonomy for regions in developing policies relate to their own realities. In this process,
the inducer and coordinator function assigned to the state level is extremely important. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Regionalization | |
Subject | Regional Planning | |
Subject | Intergovernmental Relations | |
Subject | Regional Management Board | |
DeCS | Regionalização | pt_BR |
DeCS | Políticas Públicas de Saúde | pt_BR |
DeCS | Estratégias | pt_BR |
DeCS | Política Organizacional | pt_BR |